O Flamengo contou com o mesmo protagonista nos dois últimos jogos para decidir duelos encardidos: Michael. Contra Chapecoense e Defensa y Justicia, por Brasileiro e Libertadores, respectivamente, marcou o gol das vitórias (2 a 1 e 1 a 0) em dois lances que são ramificações de sua ousadia, já que primeiro marcou depois de arriscar no seu característico mano a mano e, no jogo seguinte, foi coroado após tanto insistir em chutes de fora.
Na última semana,
Michael tem colhido frutos de um plantio iniciado com afinco em março
, quando optou por abrir mão das férias e se comprometeu a ser uma das referências entre garotos no início do Carioca. Oscilou, mas saiu com saldo positivo por ter empilhado assistências: seis, sendo o líder do time na temporada até hoje.
Depois, com Rogério Ceni, ganhou um significativo espaço nas ausências de Arrascaeta e Everton Ribeiro durante a Copa América. Não foi bem e, inclusive,
motivou o então técnico a responder de forma irônica a um questionamento sobre a insistência no camisa 19 ao longo dos jogos
.
Porém, em meio à transição Ceni-Renato Gaúcho, Michael foi às redes em dois jogos consecutivos, não só deixando uma ótima primeira impressão ao novo comandante, como realizando um feito inédito pelo Rubro-Negro - uma vez que nunca tinha feito gols em partidas seguidas.
+ VÍDEO: Gabigol posta comemoração do elenco após desembarque no Rio
E Renato fez questão de elogiar Michael em sua fase mais protagonista desde que deixou o Goiás como Revelação do Brasileiro (19):
- Michael foi contratado pelo Flamengo pelo que ele vinha jogando no Goiás. Ele é um bom jogador e não desaprendeu a jogar. É sempre muito importante conversar com o jogador, e eu não tenho tido muito tempo para treinar, tenho trabalhado mais no vídeo. Tenho procurado passar muita confiança para eles, principalmente o Michael, que vinha sendo criticado.
Michael, agora, chega para o jogo contra o Bahia com o moral elevado e podendo proporcionar algo que não ocorre desde janeiro de 2019 e que, consequentemente, também seria novidade com a camisa rubro-negra: fazer gol em três jogos consecutivos. A última vez foi pelo Esmeraldino, no Estadual (contra Goiânia, Novo Horizonte e Vila Nova).
- Sou um garoto sonhador, mas nunca pensei que isso pudesse acontecer. Fico feliz. Fazer gol e ajudar a equipe é bom. Agradeço a Deus e meus companheiros, que nunca desistiram de me apoiar. Estou colhendo o que eu plantei lá atrás - falou Michael.
+ Veja a tabela completa do Brasileirão
Com Michael dentre os titulares, o Flamengo enfrenta o Bahia pela 12ª rodada no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro ocupa atualmente a 8ª posição na tabela, com 15 pontos conquistados em nove partidas.

Desde janeiro de 2020 no Flamengo, Michael vive a sua melhor fase pelo clube (Foto: Alexandre Vidal / CRF)