Já comparado a Neymar no início de carreira, Rafinha está de casa nova para 2025. O ex-atacante do Flamengo foi anunciado como reforço do São Raimundo, do Amazonas, na missão de colocar o time na Série D e na Copa do Brasil de 2026.
“É uma fase decisiva, um momento que quero aproveitar ao máximo. Escolhi o São Raimundo justamente pelo fato do clube estar buscando isso também. Estou motivado e quero muito ser um símbolo, uma peça importante nessa retomada”, disse o jogador ao GE.
Formado na base do Flamengo, Rafinha virou xodó da torcida assim que subiu para o profissional. Em 2013, o jovem atacante foi escalado em clássico contra o Vasco no Campeonato Carioca . O Rubro-Negro venceu por 4 a 2, e o gol mais bonito foi justamente o da revelação.
A torcida se empolgou pela atuação do novo jogador e entoou com orgulho uma canção para ele: “Rafinha é melhor que Neymar”. Nos anos seguintes, a comparação passou a acompanhar o atleta.
“Até hoje sou lembrado pelos torcedores e ficou o carinho e a gratidão por tudo. É claro que tudo tem seu lado positivo e negativo. Talvez esse peso que foi colocado em mim por causa das comparações acabou me atrapalhando um pouco”, afirmou.
“Gerando uma cobrança um pouco exagerada. Mas foi aprendizado e só tenho a agradecer pela minha passagem no Flamengo e por tudo o que ela proporcionou para minha carreira", completou.
Rafinha atuou em 43 partidas no Flamengo, com três gols marcados e duas assistências. Presente no grupo campeão da Copa do Brasil. No ano seguinte, o atacante começou a ser emprestado para outros clubes, deixando o clube em 2007. Em 2024, vestiu a camisa da Patrocinense .