A carreira de um dos jogadores mais carismáticos do futebol brasileiro chegou ao fim. Isso porque o atacante Obina, que passou por clubes como Vitória , Flamengo , Palmeiras e Atlético-MG , anunciou oficialmente a sua aposentadoria aos 35 anos. A decisão foi tomada principalmente por causa das dores que ele sente no calcanhar, local em que tenta se recuperar de uma lesão há mais de um ano.
"Então, neste momento, eu estou deixando o futebol. Acho que é a primeira vez que eu falo isto. Não tinha falado para ninguém. Tive uma contusão no Japão, rompi o tendão de Aquiles, tentei tratar um bom tempo. Momento de estar com a família, e pela idade. Era um momento meu de curtir a minha família e de dar um tempo do futebol. Também por conta das dores que eu sentia depois do treino, mesmo sendo bem tratado, eu não estava tendo condições de fazer aquilo que eu gosto e da maneira que eu gosto", confirmou ele, em entrevista ao globoesporte.com .
O último clube de Obina foi o Matsumoto Yamaga, do Japão, equipe em que sempre terá o atacante baiano marcado em sua história. Isso porque ele foi o autor do primeiro gol do time na primeira divisão japonesa.
Antes disso, ele fez sucesso em alguns clubes do Brasil. No Flamengo, onde fez mais de 180 jogos, era ídolo da torcida. Tanto é que, das arquibancadas do Maracanã surgiu o grito de "Obina é melhor que Eto'o", algo que ganhou grande repercussão, chegando até mesmo ao camaronês, que brilhou por Barcelona e Inter de Milão.