Medo do quê? Zebra copeira, Chape tem retrospecto a favor para surpreender o Fla

História, títulos, torcida, folha salarial... Não dá para tapar o sol com a peneira. A verdade dos fatos aponta o Flamengo como favorito na maioria absoluta das vezes em que cruzar o caminho da Chapecoense. Maioria absoluta, mas não todas as vezes. Isso porque quando o Verdão entra em campo por uma competição internacional, o buraco é mais embaixo. E o retrospecto recente mostra isso: são sete vitórias em dez confrontos, o que fez o Índio Condá galopar na zebra copeira de 2015 para cá.

O duelo desta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), na Ilha do Urubu, vale uma vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. E o respeito com que o Rubro-Negro encara a Chape vai além do posto de atual campeão. Em oito confrontos pela competição, o time catarinense perdeu apenas um, nas quartas de 2015, para o River Plate, então detentor do troféu e também da Libertadores. E vendeu caro a eliminação, com vitória na Arena Condá e 4 a 3 no agregado.

Com exceção do gigante argentino, a Chape fez fila e despachou Ponte Preta, Libertad (ambos em 2015), Cuiabá, Independiente, Junior Barranquilla e San Lorenzo, até o trágico acidente de 29 de novembro, que acarretou no título após o Atlético Nacional, da Colômbia, abrir mão de participar da grande final. A lista de triunfos conta ainda com o Defensa y Justicia, já na atual edição, após perder em Buenos Aires, vencer em casa, e levar nos pênaltis.

Confrontos internacionais da Chapecoense

Competição Fase Adversário Agregado
Sul-Americana 2015 Segunda fase Ponte Preta 4 x 1
Sul-Americana 2015 Oitavas de final Libertad 2 (5) x (3) 2
Sul-Americana 2015 Quartas de final River Plate 3 x 4
Sul-Americana 2016 Oitavas de final Independiente 0 (5) x (4) 0
Sul-Americana 2016 Quartas de final Junior Barranquilla 3 x 1
Sul-Americana 2016 Semifinal San Lorenzo 1 x 1
Recopa 2017 Final Atlético Nacional 3 x 5
Sul-Americana 2017 Segunda fase Defebsa y Justicia 1 (4) x (2) 1
Copa Suruga 2017 Final Urawa Red Diamonds 0 x 1

As disputas da marca da cal, por sinal, ajudam a comprovar a vocação copeira do Verdão do Oeste. Das sete classificações, três foram nas penalidades máximas, e uma pelo critério do gol fora de casa. Na mesma fase do confronto com o Flamengo, no ano passado, o roteiro foi parecido com o atual: 0 a 0 no primeiro jogo com o Independiente, fora de casa, mesmo placar na Arena Condá e consagração de Danilo com quatro defesas de pênaltis.

Um fator, entretanto, deve ser levado em conta diante do Rubro-Negro: será a primeira vez na história da Sul-Americana que a Chapecoense decidirá uma vaga longe da Arena Condá. E duas das três derrotas em competições internacionais foram assim: longe de seus domínios. Na Recopa de 2017, o Verdão até venceu o Atlético Nacional por 2 a 1 em Chapecó, mas foi presa fácil em Medellín: 4 a 1. Por fim, caiu diante do Urawa Red Diamonds, na Copa Suruga, disputada no Japão: 1 a 0.

Neste período, a Chape disputou ainda a Libertadores de 2017. A eliminação na fase de grupos não significa um desempenho ruim. Com 10 pontos conquistados no campo, a equipe avançaria para as oitavas de final em grupo com Lanús, Nacional de Montevidéu e Zulia, mas acabou perdendo a vaga para os uruguaios por escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio diante dos argentinos. Com isso, perdeu três pontos na tabela e ficou fora.

Apesar de ter mais pontos favoráveis do que negativo a serem levados em conta, Fabrício Bruno prefere deixar o retrospecto de lado e focar na partida desta quarta, no Rio de Janeiro:

- Esses números e estatísticas ficam no passado. O Flamengo tem uma equipe forte e no passado não conseguiu os resultados. Mas o que vale é esse confronto, temos que focar nisso, pois eles estarão foçados também.

Chapecoense e Flamengo disputam uma vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana para enfrentar o vencedor do duelo entre Fluminense e LDU de Quito. Com o empate sem gols no jogo em Chapecó, quem vencer segue adiante e igualdade com gols dá a vaga aos catarinenses. Um novo 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis.

Fonte: Globo Esporte