Em meio ao aumento do número de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro, Cuca e Renato Gaúcho são os brasileiros que comandam dois dos principais times do país no momento, o Atlético-MG e o Flamengo , um que lidera o Brasileirão e outro que também é candidato na briga pelo título, além de seus times estarem nas semifinais da Libertadores e nas quartas de final da Copa do Brasil, fatores que somados aos resultados dos últimos anos os colocam entre os principais do país na profissão.
No podcast Posse de Bola #155 , Mauro Cezar Pereira analisa os dois nomes destacados, lembra que tanto Cuca quanto Renato foram derrotados em finais disputadas na temporada passada pelo Palmeiras de Abel Ferreira, que ele não considera ter grande repertório no comando do Palmeiras, e afirma que isso mostra que o nível atual dos técnicos brasileiros é preocupante.
"Eu acho que só o fato de nós estarmos aqui discutindo esses dois técnicos como se fossem os destaques do futebol brasileiro mostra a mediocridade dos técnicos brasileiros da atualidade, o nível é muito baixo. Tanto o Renato, quanto o Cuca, os dois conseguiram perder finais para o Abel Ferreira, que é um técnico português de terceiro, quarto patamar, quinto nível talvez", diz Mauro Cezar.
"Qual time da Europa desses tantos que a gente está falando com o sorteio da Champions League tem interesse no Abel Ferreira? Treinaria um dos grandes times com o pensamento que ele tem de futebol? Você consegue imaginar uma dessas equipes fortíssimas da Europa contratando o Abel Ferreira como técnico? Acho que não, muito difícil. Ele vai para a Premier League amanhã? Também não, o que ele fez para chamar a atenção neste sentido? Até agora, nada. Se tiver um empresário bom, de repente até consegue, mas não pelo que tem apresentado", completa.
O jornalista afirma que o Palmeiras de Abel ganhou a Copa do Brasil de forma contundente diante do Grêmio de Renato Gaúcho, além de ter garantido o título da Libertadores passando pelo Santos que era comandado por Cuca, ressaltando que o então treinador santista mudou a característica do time para a partida.
"O Abel Ferreira com todo o seu repertório 'pobrinho' até ganhou dos dois, do Renato então ganhou na final da Copa do Brasil com enorme autoridade e o Cuca conseguiu perder também a final quando mudou radicalmente a forma de jogar da sua equipe, o Santos, jogou um jogo que não era o jogo do Santos, com medo de perder e perdeu no final depois de fazer uma patacoada na beira do campo. Se esses caras são os técnicos que a gente vai ver como destaque, você vê aí o nível da coisa", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do
Posse de Bola
está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do
UOL
ou nos perfis do
UOL Esporte
nas
redes sociais
(
YouTube
,
Facebook
e
Twitte
r).
A partir de meio-dia, o
Posse de Bola
estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no
Spotify
,
Apple Podcasts
,
Google Podcasts
,
Amazon Music
e
Youtube
--neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em
uol.com.br/podcasts
.