Mauro: É muito precoce imaginar agora que o Flamengo será sempre avassalador

O Flamengo goleou o Bahia por 5 a 0 no estádio Pituaçu, ontem (18), em jogo que foi o primeiro no Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Renato Gaúcho, com resultado e atuação que empolgaram os torcedores, muitos deles lembrando o time do português Jorge Jesus, em 2019.

No podcast Posse de Bola #144 , Mauro Cezar Pereira afirma que Renato Gaúcho acertou nas alterações que fez e na conversa com os jogadores principais do time para entender a melhor maneira de jogar para o time, mas considera que ainda é cedo para se empolgar, lembrando que o time também teve grandes atuações sob o comando de Domènec Torrent e Rogério Ceni.

"O Renato fez aquilo que tinha que fazer, houver muitas conversas entre ele e os jogadores, acho que essa é a parte importante Eu já falei aqui, tem jogador no Flamengo que taticamente tem mais conhecimento do que o próprio técnico, o Renato não é um estrategista, não é um cara da tática, não é um cara da estratégia, ele é um cara da motivação, um cara da conversa, dessa brincadeira com o Gabigol, o negócio do DVD, que ele já utilizou com o Cebolinha e com outros. Isso até funciona nesse universo do futebol porque o jogador de futebol em média gosta disso e tal, pega bem com a galera em momentos de vitória", diz Mauro Cezar.

"Renato não pegou terra arrasada, é uma distorção da realidade, baseada apenas no último jogo e meio, o jogo do Atlético-MG foi péssimo e o segundo tempo contra o Fluminense, que foi muito ruim, mas até o primeiro tempo contra o Fluminense, o Flamengo controlava o jogo e perdia as chances, que agora aproveitou. Acho muito precoce imaginar que o Flamengo vai ser agora avassalador, é um jogo só, o Bahia jogou muito mal, por méritos do Flamengo, mas também por incompetência do Bahia, muito mal escalado, muito mal montado, eu acho que o Bahia tem um técnico que é aquém do que o Bahia pretende ser neste momento", completa.

O jornalista afirma que Renato Gaúcho teve méritos na goleada, mas considera que há uma empolgação exagerada do torcedor, como se o único problema do Flamengo fosse Rogério Ceni.

"Tem méritos do Flamengo, evidentemente, o Renato foi muito bem, merece os elogios, só acho que há uma empolgação muito grande, especialmente de quem tentava atribuir o final ruim do Flamengo na fase do Ceni apenas ao técnico, esquecendo que o time tem conteúdo", diz Mauro.

"Acho que tem todo um contexto que está sendo descolado também. Isso aqui não é uma defesa do Rogério Ceni e nem nada, o Rogério Ceni já passou, eu estou tentando passar o seguinte: o que é o time do Flamengo. Não houve uma transformação do time do Flamengo, houve um aproveitamento e isso é mérito para o técnico, elogios para o Renato. Ontem, ao contrário do que ele fez na quarta, ele usou bem aquilo que ele encontrou, que é um time que sabe o que fazer em campo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais ( YouTube , Facebook e Twitte r).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify , Apple Podcasts , Google Podcasts , Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts .

Fonte: Uol