A Copa América começa no domingo e durante um mês desfalcará alguns clubes brasileiros, com o Flamengo liderando a lista com quatro jogadores, além de Atlético-MG, Palmeiras, Internacional, Grêmio, São Paulo e Corinthians, e a direção do clube rubro-negro decidiu acionar o STJD para tentar a paralisação do Campeonato Brasileiro, já que não teve sua solicitação atendida pela CBF.
No podcast Posse de Bola #133 , Mauro Cezar Pereira afirma que é positivo ver alguém peitando a CBF de alguma forma pelos desfalques causados pelas seleções, principalmente a seleção brasileira, pelo fato de o calendário no país não parar durante as datas Fifa, ainda que a maneira com a qual o clube tenta fazer isso possa ser questionada.
Mauro explica que a alegação do Flamengo, além do desfalque de jogadores, é a perda de mando de campo, o que não ocorre com outros clubes, com a direção rubro-negra destacando o princípio da isonomia dos regulamentos da CBF.
"São contraditórios e usam meios que a gente questiona, como essa aproximação com o presidente no ano passado, óbvio. Ao mesmo tempo, se eu critico tanto a subserviência dos clubes, eu não posso ser contra um clube ir contra a CBF porque perde jogadores, porque o calendário é uma porcaria, porque ela vai e faz um calendário por conta dos estaduais que incham o dito cujo, não sobram datas para que os clubes tenham folga durante as competições de seleções, como acontece na Argentina, na Europa, em praticamente todo o mundo", diz Mauro.
"Se o clube toma uma atitude, eu não posso ser totalmente contra. Talvez a maneira não seja a melhor, talvez os meios adotados lá atrás para outro tipo de pressão não sejam corretos, de fato, na minha opinião, não foram. Mas alguém peitar a CBF eu acho bom, enfim, alguém tem que peitar a CBF de uma forma ou de outra, alguém tem que questionar o calendário", conclui.
Posse de Bola: Quando e onde ouvir?
A gravação do
Posse de Bola
está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do
UOL
ou nos perfis do
UOL Esporte
nas
redes sociais
(
YouTube
,
Facebook
e
Twitte
r).
A partir de meio-dia, o
Posse de Bola
estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no
Spotify
,
Apple Podcasts
,
Google Podcasts
,
Amazon Music
e
Youtube
--neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em
uol.com.br/podcasts
.