Mauro Cezar: "Parece óbvio que alguns Estados voltarão ao futebol antes"

O futebol ainda deve demorar a voltar no Brasil devido à pandemia do novo coronavírus , mas por causa da diferenças em relação aos números de casos em cada Estado e também ao fato de os campeonatos estaduais ainda não terem sido concluídos, a volta poderá ser gradual e por região.

No podcast Posse de Bola #32 , o jornalista Mauro Cezar Pereira opina que alguns Estados deverão ter o retorno do futebol mais cedo, citando casos como Rio Grande do Sul e Minas Gerais, em relação a São Paulo e Rio de Janeiro, onde há mais casos da Covid-19.

"Parece óbvio que alguns Estados vão voltar antes ao futebol, aos treinos porque são várias situações. O Brasil é muito diferente de um Estado para outro, de uma região para outra, então alguns terão possibilidades, condições mínimas antes de outros, acho que isso vai acontecer", afirma Mauro Cezar .

Apesar de ponderar que no momento não há condições de retornar por haver um crescimento no número de casos — reforçando o fato que há Estados que não foram tão afetados pelo vírus —, o jornalista compara a situação do Brasil com países europeus quando o assunto é o retorno do esporte.

"Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Bahia voltarão ao futebol antes, para falar dos clubes da Série A, em relação a São Paulo, Rio da Janeiro, Pernambuco e Ceará, por exemplo. O Ceará até sábado tinha 1.796 casos, mortes no caso, quase 1.800, um número assustador, por milhão de pessoas. Enquanto Minas Gerais tinha 150", explica o jornalista.

"A diferença é grande, acho que cada Estado vai ter uma dificuldade diferente para voltar, mas é evidente que não é momento. No momento em que a curva começar a mudar, e é o que está acontecendo, eu vi na semana passada Madri, o hospital de campanha desmontado, porque não precisa mais, agora o sistema de saúde dos espanhóis vai conseguir dar conta, então, esse já atendeu, salvou pessoas, salvou vidas, agora desativa. Então, está voltando a treinar, mas estão em um outro estágio. Aqui não estamos neste estágio", conclui Mauro.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts , no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL . Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts .

Fonte: Uol
publicidade
publicidade