Matheuzinho investe em trabalho extracampo e estudos táticos para brigar por titularidade no Flamengo

Uma fratura na tíbia fez Matheuzinho viver a temporada mais desafiadora de sua carreira. Foram meses de recuperação até retornar aos gramados pelo Flamengo , ainda com Jorge Sampaoli. Mas foi com Tite que o lateral emplacou quatro jogos seguidos e voltou à briga pela titularidade.

Matheuzinho sofreu a lesão em março, quando Vítor Pereira ainda comandava a equipe. Retornou a campo somente em agosto, já com Sampaoli. Com o argentino, que consolidou Wesley como titular, foram apenas três jogos - sendo titular apenas em um, contra o Goiás.

Na transição entre Mário Jorge e Tite, o lateral foi utilizado pelo interino nas duas oportunidades: Bahia e Corinthians. A chegada do novo treinador foi o que deu esperança a Matheuzinho para recuperar o espaço perdido por conta da lesão e colocar em prática todo o trabalho extracampo feito durante a recuperação.

Os cinco meses fora dos gramados foram de foco, paciência, estudos táticos e cuidados com a saúde mental. Matheuzinho aproveitou o período para iniciar um acompanhamento com um coach focado na preparação mental de atletas - o mesmo que já trabalhou com Andreas Pereira, Everton Cebolinha e Pedro.

Matheuzinho, Murilo, Flamengo, Palmeiras — Foto: André Durão

Além disso, o lateral aproveitou para focar nos estudos táticos para evoluir naquilo que reconhecia precisar melhorar: posicionamento defensivo. O jogador iniciou um acompanhamento com uma equipe de analistas de desempenho e trabalhou para aprimoramento tático.

Matheuzinho segue a rotina extracampo enquanto busca ganhar a confiança da nova comissão técnica. Uma conversa entre o treinador e o lateral aconteceu ainda nos primeiros dias de Tite no Ninho do Urubu.

No primeiro momento, Matheuzinho foi mantido entre os reservas e Wesley seguiu sustentando a titularidade conquistada ainda com Sampaoli. Em meio a isso, ele passou a exercer também outra função nos treinamentos. O lateral às vezes treina no meio de campo a pedido de Tite.

Dos seis jogos com o técnico, Matheuzinho atuou em quatro, sendo dois jogos entre os principais. A titularidade veio contra o Fortaleza, quando Wesley apresentou o quadro de gastroenterite. A atuação regular deu ao lateral mais uma chance entre os titulares, logo no jogo seguinte, contra o Palmeiras.

Matheuzinho atuou os 90 minutos na vitória por 3 a 0 no Maracanã e, inclusive, teve participação direta evitando um gol do Palmeiras ainda no primeiro tempo. O lateral se sustentou bem na marcação, terminou a partida com mais uma boa atuação e correspondeu à chance dada por Tite.

- Foco, postura e trabalho. Acreditando que tudo é no tempo certo para os que acreditam... 🙌🏽 - escreveu após a partida em seu perfil no Instagram.

Matheuzinho celebra atuação pelo Flamengo nas redes sociais — Foto: Reprodução

O lateral comemorou a atuação através das redes sociais e aproveitou para projetar o próximo jogo como uma 'decisão'. O Flamengo enfrenta o Fluminense no sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã. Matheuzinho estará à disposição de Tite, que terá apenas o treinamento desta sexta para definir a equipe.

Matheuzinho já disputou 148 jogos pelo Flamengo : 85 vitórias, 30 empates e 33 derrotas. O lateral marcou somente quatro gols neste período. Em junho do ano passado, o jogador renovou o contrato e estabeleceu vínculo com o clube até 2026.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte