Fechado após o empate Flamengo 0 x 0 Internacional no último sábado, o Maracanã iniciou nesta segunda-feira a reforma no gramado visando a final da Copa do Brasil. Apesar de ter "perdido" uma semana que tinha de "gordura", com o fato de ter sido sorteado o jogo de ida no Rio de Janeiro , o prazo de 20 dias é considerado tempo suficiente. Porém, o clima virou obstáculo.
Com previsão de chuva até sexta-feira no Rio, a "Greenleaf", empresa responsável pelo gramado do estádio, corre contra o tempo. Nesta segunda, ela conseguiu realizar só duas das seis operações no campo previstas no cronograma. Com isso, vai sobrecarregar os próximos dias, mas a expectativa é de regularizar a operação à medida que o clima melhore na cidade.
Maracanã em Flamengo x Internacional — Foto: Fred Gomes
A "Greenleaf" montou na semana passada um cronograma de trabalho intenso, como por exemplo adubações, descompactação para troca de oxigenação e cobertura de areia para dar proteção. A ideia é obter um crescimento da grama acima da média no inverno, quando ela desenvolve menos. O prazo de 20 dias é visto como satisfatório, mas depende da resposta fisiológica do gramado.
Últimos três jogos no Maracanã foram debaixo de chuva — Foto: André Durão/ge
Os últimos três jogos no Maracanã ( Flamengo 0 x 0 Inter; Fluminense 2 x 0 Olimpia e Vasco 1 x 0 Atlético-MG) foram debaixo de chuva, o que aumentou o desgaste do campo. Além das partidas em si, os aquecimentos dos times durante cerca de 40 minutos antes da bola rolar causam ainda mais dano e são vistos como um grande problema pela "Greenleaf".
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv