Filipe Luís alcançou uma marca significativa com o título da Supercopa Rei conquistado neste domingo, contra o Botafogo, no estádio do Mangueirão, em Belém. Ele chegou ao segundo título pelo Rubro-Negro com apenas 18 jogos oficiais no comando.
Sem avaliar a representatividade de cada título, e sim os números, o retrospecto vitorioso de Filipe chama ainda mais a atenção no comparativo com os antecessores recentes - e campeões. Dorival Júnior precisou de 39 partidas para conquistar dois títulos, enquanto Jorge Jesus foi campeão duas vezes depois de 34 jogos. Tite conquistou apenas o Carioca.
Antes da Supercopa, Filipe foi campeão da Copa do Brasil com apenas nove partidas na nova função. Na ocasião, a conquista fez o treinador se tornar o segundo técnico que menos precisou de jogos oficias para ser campeão pelo Flamengo no século XXI: ele só ficou atrás de Ney Franco, que conquistou a Copa do Brasil 2006 com oito jogos à frente do Rubro-Negro (sem contar amistosos).
Além disso, Filipe Luís - por enquanto - se iguala a Jorge Jesus com o famoso discurso: mais títulos do que derrotas. O treinador perdeu apenas um de seus 18 jogos oficiais e já conquistou dois títulos, da Copa do Brasil e da Supercopa.
Dorival acabou deixando o clube mesmo depois das conquistas. Jorge Jesus ficou por mais tempo e aumentou ainda mais a galeria de títulos: foram cinco no total em 57 partidas no comando do clube.
Veja abaixo e compare os desempenhos de Jorge Jesus, Dorival Júnior e Filipe Luís até conquistarem dois títulos pelo Flamengo :
Dorival Júnior
Jorge Jesus*
Filipe Luís
Filipe Luís chegou ao seu 14º título pelo Flamengo na sua trajetória dentro do clube, como atleta e, agora, treinador. Como jogador do Flamengo , o então lateral ergueu dez troféus: duas Libertadores (2019 e 2002); dois Brasileiros (2019 e 2020); duas Supercopas (2020 e 2021); dois Cariocas (2020 e 2020), além de uma Copa do Brasil (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2020).
Além dos dois títulos como treinador no time profissional do Flamengo , Filipe Luís acumula outras duas conquistas nas categorias de base: Copa Rio Sub-17 e Copa Intercontinental Sub-20, ambos pelo clube carioca.
*Os números são uma pesquisa de Guilherme Maniaudet e do Espião Estatístico.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv