O Bahia escapou da derrota diante do Atlético-GO no último lance ao arrancar um empate por 1 a 1 , fora de casa, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro , na última quarta-feira (24). O confronto marcou a estreia de Ruan Pablo , nome mais jovem a defender as cores do clube na história.

Com 16 anos e um dia, o atleta foi a campo aos 40 minutos na vaga de Cauly e colaborou com o empate da equipe. No último dia 23, Ruan assinou seu primeiro contrato profissional, com direito a uma multa rescisória de 200 milhões de euros, cerca de R$ 1,2 bilhão.

Ruan iniciou no futebol logo aos sete anos de idade ao ser descoberto, em Itinga, na Bahia, por Arlindo Júnior, na época técnico do Atlântico Futebol Clube. O clube local pertence a Luis Portela, o Cacau, que tem sido representante de Ruan desde seus primeiros passos no futebol.

Ao anotar um gol de falta contra o próprio Bahia pelo Atlântico, a joia chamou a atenção de Alexandre Quaresma, o “Baiano”, que na época trabalhava na captação do clube e o levou à Fonte Nova. Até completar 13 anos, o garoto revezou entre os dois clubes, até ir de vez para o Tricolor ao assinar o contrato de formação de atleta.

Por lá, Ruan chamou a atenção de clubes como o Flamengo , no Brasil, e também dos europeus com suas atuações nas categorias inferiores. O PSV , da Holanda, além da Fiorentina e do Milan , da Itália, foi quem demonstrou mais interesse nos últimos anos.

Apesar do interesse em cima da joia, o Bahia, aliado ao Grupo City, segurou o atleta e assinou o primeiro contrato profissional com Ruan. Tida como uma “sensação” no clube, a joia chamou a atenção do técnico Rogerio Ceni, que deu a primeira oportunidade a ele no duelo diante do Goianiense.

A tendência é que Ruan siga com o elenco principal do Bahia para a sequência do Campeonato Brasileiro e receba novas oportunidades do treinador. O próximo compromisso da equipe na temporada será neste sábado (27), às 20h, diante do Internacional , na Arena Fonte Nova.

Próximos jogos do Bahia: