Campeonato Brasileiro de 2022 começa a ser disputado neste sábado (9), e Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras são os grandes favoritos

Neste sábado (9), começa a disputa do Campeonato Brasileiro de 2022, que terá ampla cobertura e repercussão nos programas transmitidos pela ESPN no Star+ .

Fluminense e Santos abrem o trabalho, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã. Às 19h, o Flamengo visita o Atlético-GO , enquanto Palmeiras e Ceará fecham a noite no Allianz Parque, às 21h.

No domingo (10), tem Coritiba x Goiás (11h), Atlético-MG x Internacional e Botafogo x Corinthians (ambos 16h), Fortaleza x Cuiabá (18h) e São Paulo x Athletico-PR e Avaí x América-MG (ambos 19h).

A rodada é encerrada com Juventude x Red Bull Bragantino , na segunda-feira (11), às 20h.

É consenso que há três grandes favoritos à conquista da taça: além de Palmeiras e Flamengo, finalistas da última Conmebol Libertadores , o Atlético-MG, atual campeão do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil , é mais um "favoritaço" ao troféu.

Mas há alguma outra equipe que possa fazer frente ao "trio parada dura" na disputa do campeonato nacional, que terá 38 rodadas e acabará só em 13 de novembro, poucos dias antes do início da Copa do Mundo de 2022?

Para tirar essa dúvida, o ESPN.com.br ouviu os comentaristas da ESPN , que deram suas opiniões sobre o tema.

Confira as opiniões dos especialistas :

Paulo Andrade
Narrador e apresentador da ESPN

Paulo Calçade
Comentarista da ESPN

Sempre é preciso lembrar que o calendário brasileiro parece permitir várias temporadas em oito meses de competição. O mais importante em 2022 será a administração do grupo de jogadores diante de tantos jogos num espaço tão curto.

A ideia é que os melhores elencos sobrevivam, cheguem mais longe e ganhem os títulos, embora o estágio de trabalho seja diferente nesses três clubes.

Para tirar o título brasileiro de Flamengo, Palmeiras ou Atlético, seria preciso surgir uma 4ª força, e com dedicação quase que exclusiva ao Brasileirão.

Acho difícil a taça sair da mão desse trio.

Bruno Vicari
Apresentador da ESPN

Gustavo Hofman
Comentarista da ESPN e blogueiro do ESPN.com.br

Acho improvável nesse momento que o título do Brasileiro não fique nas mãos de Flamengo, Palmeiras ou Atlético-MG.

Esses são os três melhores times da atualidade no Brasil, e estão à frente de todos os outros, sem dúvida alguma, por dois fatores principais: o maior poderio econômico e a maior qualidade que já há no elenco dessas três equipes. Acho bem improvável que a taça fuja das mãos desse trio.

Talvez um fator que possa alterar essa ordem no Brasileirão seja a campanha dessas equipes na Libertadores. Eventualmente, com os três indo longe, avançando, uma maior dedicação pode ser dada à competição continental, o que pode fazer com que eles percam pontos no Brasileirão. Mas aí vai depender também de uma grande campanha de outra equipe.

Hoje, qual seria outro time para entrar nessa disputa? É muito difícil apontar, pois há um grupo muito equilibrado de clubes depois desses três.

É fácil apontar Fla, Galo e Palmeiras como os mais fortes do futebol brasileiro. Depois deles, acho que há um equilíbrio muito grande. Vai depender da evolução de alguns trabalhos, de reforços que podem chegar e das mudanças que certamente vão ocorrer em meio à disputa do Brasileirão também.

Ubiratan Leal
Comentarista da ESPN e blogueiro do ESPN.com.br

Paulo Cobos
Blogueiro do ESPN.com.br

É mais fácil um rival do Bayern de Munique conquistar a Bundesliga do que o campeão brasileiro de 2022 não ser Atlético-MG, Flamengo ou Palmeiras.

O trio que tem os melhores elencos do país parece ainda mais à frente de seus adversários do que no ano passado.

O Flamengo começou o ano tropeçando, mas ainda tem no papel o melhor time titular do Brasil.

Atlético-MG e Palmeiras, em compensação, contam com elencos mais robustos e jogam bem atualmente.

O Corinthians até poderia sonhar com o título. Tem um bom time. Mas ser campeão é algo que foi esquecido no Parque São Jorge...

Mário Marra
Comentarista da ESPN e blogueiro do ESPN.com.br

Leonardo Bertozzi
Comentarista da ESPN e blogueiro do ESPN.com.br

Não dá para apostar em um campeão fora desses três. Seria uma grande surpresa o título sair das mãos do trio.

Nos últimos anos, surpresa mesmo a gente só teve com o Corinthians, em 2017, que era um momento em que o time não parecia tão estruturado.

No geral, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG são os melhores elencos, os trabalhos mais sólidos e os times que têm mais condição de trocar jogadores sem perder qualidade.

Então, é muito improvável que o título saia desse grupo.

A gente inclusive já tem visto menos variação nas primeiras posições nos últimos anos, com Flamengo e Palmeiras sempre lá, e o Atlético-MG nos últimos dois anos, com um investimento maior, também sempre frequentando a parte de cima.

Seria uma grande surpresa se em 2022 ocorresse algo muito diferente disso.