Machucado e sem jogar pelo Flamengo, Plata será convocado pelo Equador; entenda o caso

Plata está em tratamento para se recuperar de um edema ósseo no joelho direito. O equatoriano ainda faz somente atividade interna na academia, está fora contra o Deportivo Táchira (Libertadores) e não é presença garantida na partida entre Flamengo e Fortaleza, no domingo, pelo Brasileirão. Apesar disso, o atacante está convocado e irá se apresentar à Seleção do Equador, que acompanha de perto a situação do jogador.

Em entrevista nesta semana, o técnico Sebastián Beccacece falou sobre a questão física de Plata e afirmou que o atacante estará na lista da convocação que será divulgada no próximo sábado.

— Tanto Gonzalo Plata quanto Enner Valencia estão em uma situação difícil. Hoje não podemos garantir mais do que a presença deles, ainda que estejam em uma situação de dificuldade. Depende de nós. Na lista [de convocação] estarão tanto Gonzalo quanto Enner, eles farão parte da convocatória. Vamos acompanhar dia a dia o grau de recuperação que possam ter. Eu sempre sou otimista, acredito que a recuperação deles será antes [do esperado] - comentou Beccacece.

Plata em treino do Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Plata não entra em campo pelo Flamengo há 26 dias, desde quando atuou por 79 minutos no jogo de ida contra o Botafogo-PB. Já desfalcou o time em sete partidas: Cruzeiro, Central Córdoba, Bahia, LDU, Botafogo, Botafogo-PB e Palmeiras. Mas o problema começou um pouco antes.

O atacante sentiu dores no joelho direito em um movimento no clássico com o Vasco, no dia 19 de abril. Plata entrou aos 14 minutos do segundo tempo no lugar de Bruno Henrique. Ele relatou dores ao fim da partida, foi reavaliado na reapresentação no domingo e seguiu para viagem com a delegação para o Equador, onde o Flamengo enfrentou a LDU na terça seguinte.

No treino em Quito, na segunda, Plata não conseguiu terminar a atividade junto ao restante do elenco. Na terça, dia da partida, foi reavaliado e, sem condição de jogo, ficou fora do banco de reservas. Em coletiva, Filipe Luís chegou a afirmar que o equatoriano seria titular contra a LDU.

— Sim, ele seria titular. Falei para ele depois do jogo contra o Vasco. É um jogador muito importante e especial para mim. Tem as qualidades e características que eu gosto. Sabe atacar espaço, associar com os companheiros. Infelizmente, sentiu uma dorzinha diferente no joelho, que vamos ter que esperar os exames para ver o que aconteceu. Como treinador, fico triste de não utilizá-lo. Mas ele sentiu ainda mais, queria jogar na casa dele, no país dele. Sei que ele ficou muito chateado porque não conseguiu jogar. Mas ele sabe que é muito importante para mim e para a equipe - disse o treinador pós-jogo.

O diagnóstico foi confirmado quando o Flamengo retornou ao Brasil. No dia 23 de abril, o clube divulgou que o exame apontou "apenas um leve edema ósseo no joelho direito" e informou que o jogador seria "liberado assim que estiver livre de dores". Plata foi relacionado para o jogo contra o Corinthians, no dia 27, e atuou 10 minutos no Maracanã.

Emplacou o segundo jogo seguido logo quatro dias depois, contra o Botafogo-PB, no Maranhão. Mas, no dia 3 de maio, o Flamengo informou que Plata passaria por um controle de carga por conta do edema ósseo e não seria relacionado para enfrentar o Cruzeiro. Desde então, não voltou a ficar à disposição de Filipe Luís.

Linha do tempo da lesão de Plata

Plata segue o protocolo de recuperação do edema ósseo, que é considerada uma lesão "chata" para tratar. O problema limita e bloqueia os movimentos do joelho, e geralmente envolve muitas dores e inchaço no local, principalmente quando é feito um maior esforço. No geral, o tratamento é feito com protocolos de fisioterapia e remédios analgésicos e anti-inflamatórios. O técnico Filipe Luís voltou a falar da ausência do jogador logo após a vitória em cima da LDU no Maracanã:

— O Plata teve um edema ósseo num gesto estranho contra o Vasco. Teve muita dor na primeira semana. Viajou para a LDU e não conseguiu jogar. A dor melhorou toda e teve minutos contra o Botafogo-PB. Ele foi espetacular, mas voltou a ter dor. E joelho é um tema delicado, pode perdurar para a vida. Ele está com dor. Não está conseguindo performar. Está frustrado. É um cara que ama treinar, é divertido e hoje vemos que ele está triste.

Plata em treino do FLamengo — Foto: Adriano Fontes / Flamengo

Na semana em que o Flamengo enfrentou a LDU no Maracanã, a comissão técnica da seleção do Equador visitou o Ninho do Urubu para monitorar a situação de Plata. O técnico Beccacece, o assistente técnico Guillermo Marino e o médico Celio Romero estiveram no CT - tal qual estiveram no estádio para assistir à partida.

Houve uma reunião entre os departamentos médicos da seleção equatoriana e do Flamengo para debater a respeito do atacante. O estafe de Plata consultou médicos fora do clube para rever o diagnóstico e discutir o tratamento. Além de toda a recuperação com o DM rubro-negro, o equatoriano segue acompanhamento individual com profissionais particulares.

O ge apurou que, nos últimos dias, Plata apresentou um quadro de evolução na recuperação. O equatoriano segue o protocolo da fisioterapia, faz atividades na academia para fortalecimento e equilíbrio muscular, além de ter iniciado os exercícios de força. Há uma expectativa de que inicie o trabalho no campo ainda nesta semana.

Não há a certeza de que Plata será relacionado para enfrentar o Fortaleza. Mas, como dito por Beccacece, o jogador irá se apresentar à Seleção. O planejamento prevê que o atacante continue o tratamento junto ao DM equatoriano, que quer ter o atacante por perto para monitorar a recuperação mesmo que ele não entre em campo contra o Brasil (dia 5) e o Peru (dia 10).

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade