Luxa deixou Fla há mais de dois anos, mas ainda causa arrepios na Gávea

"Eles não sabem absolutamente nada de futebol". A frase de Vanderlei Luxemburgo foi dita em 26 de maio de 2015, quando o atual técnico do Sport concedeu entrevista coletiva para falar sobre a demissão do Flamengo, consumada no dia anterior. O discurso do treinador ainda causa arrepios na Gávea mais de dois anos depois. Neste clima, ele reencontra o clube de coração neste domingo (17), às 16h (de Brasília), na Ilha do Urubu, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A última passagem de Luxa pelo Flamengo foi repleta de problemas. Apesar de obter êxito no objetivo de tirar o time da "confusão" do rebaixamento em 2014, a relação começou a ruir a partir da eliminação para o Atlético-MG na semifinal da Copa do Brasil. A entrada de Mattheus no segundo tempo e a goleada para o rival por 4 a 1 causam revolta na torcida até hoje.

Pouco tempo depois, alguns dirigentes do Rubro-negro defenderam a substituição de Vanderlei Luxemburgo no comando para o ano seguinte. Não houve mudança e o panorama só piorou a partir da pré-temporada de 2015.

Ainda que um Conselho Diretor definisse as diretrizes do departamento de futebol, o técnico se encarregou de antecipar possíveis negociações e estava apalavrado com os atacantes Luís Fabiano e Robinho. Vanderlei tinha a convicção de que o Flamengo precisava de jogadores de peso para não passar sustos, brigar por títulos e alavancar o programa de sócio-torcedor, além do marketing.

Por diversas vezes, a diretoria manifestou ao treinador o processo de reestruturação financeira e deixou claro que a situação econômica para investimentos mais profundos em reforços só melhoraria a partir de 2016. Luxa, então, sempre que podia manifestava a insatisfação e a dificuldade para contratar nas entrevistas. Dizia que o Flamengo não poderia lutar para não cair.

Gilvan de Souza/ Flamengo
Luxa virou espécie de persona non grata na Gávea durante a gestão Bandeira de Mello
Os maus resultados e o ambiente delicado minaram a relação. Quando recebeu propostas de Internacional e São Paulo, o técnico levou o caso aos dirigentes. Disse que queria apenas renovar o contrato e integrar o processo de recuperação do Flamengo. Em nenhum momento a renovação foi parar no papel. A partir daquele estágio, Luxa sentiu que o processo de "fritura" poderia ser acelerado a qualquer hora.

A demissão foi consumada pouco tempo depois e Vanderlei Luxemburgo disparou uma sequência de críticas contra os dirigentes (leia a íntegra da entrevista aqui) . A principal delas segue engasgada na Gávea. "Existe uma dificuldade muito grande com a diretoria. O Flamengo trabalha com um grupo de gestores. Eles resolvem tudo e não sabem absolutamente nada de futebol. Que experiência esses caras têm no futebol? Precisa passar por eles a compra de um alfinete...".

Coincidentemente, os ataques de Vanderlei Luxemburgo surtiram efeito em alguns aspectos. O clube segue o trabalho de reestruturação e os dirigentes logo quiseram mostrar que o agora desafeto estava equivocado. A contratação de Guerrero foi a primeira ação. Nomes de peso como Diego, Everton Ribeiro e Diego Alves chegaram depois e consumaram o novo patamar do Rubro-negro.

Os resultados do futebol, no entanto, ainda deixam a desejar. Embora o clube tenha conquistado o Campeonato Carioca de forma invicta em 2017, o último título de expressão foi a Copa do Brasil de 2013. A frase de Luxa tem o seu peso, incomoda e exorcizá-la é o desejo de muita gente na Gávea.

"O Flamengo fez um trabalho correto para colher frutos no futebol. É lógico que os resultados dependem de muitas outras coisas e sabemos que estamos próximos de conquistar os títulos que a torcida almeja. Todo o processo de reestruturação tem o seu preço e o clube enfrentou o seu. O Vanderlei foi bastante infeliz na ocasião, mas vai comemorar quando o time do coração dele for campeão. O fato é que o Flamengo se colocou na rota das vitórias mesmo que ele não aprove a forma como trabalhamos", encerrou um dirigente que preferiu não se identificar.

FLAMENGO X SPORT

Data/hora: 17/09/2017, às 16h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

Flamengo
Diego Alves (Alex Muralha); Rodinei, Réver, Rhodolfo e Pará (Renê); Cuéllar, Willian Arão e Diego (Everton Ribeiro); Berrío, Geuvânio e Guerrero
Técnico: Reinaldo Rueda

Sport
Magrão; Raul Prata, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Rithely, Patrick, Lenis, Wesley e Mena; André
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fonte: Uol