Luiz Henrique: Como foram as duas temporadas no Betis do jogador, desejo do Flamengo

A semana do Flamengo começa com o foco voltado para a busca por reforços. E o principal deles é Luiz Henrique. O atacante brasileiro do Real Betis-ESP é um pedido do técnico Tite para reforçar o lado direito do setor ofensivo rubro-negro. Nesta segunda, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel chegam a Sevilla para negociar diretamente com os dirigentes espanhóis. O atleta tem interesse na transferência, mas ainda não há acerto entre os clubes.

Luiz Henrique é conhecido do torcedor brasileiro principalmente pelo seu período no Fluminense, clube que o revelou e pelo qual atuou no time principal entre 2020 e 2022. Mas, afinal, como tem sido a passagem do jogador de 23 anos pelo futebol europeu?

O atacante foi titular e ficou em campo durante todo o jogo contra o Granada, pelo Campeonato Espanhol, no último domingo. Não marcou o gol e nem deu assistência na vitória por 1 a 0. Mas sua atuação foi elogiada. A partida pode marcar uma reviravolta na temporada do jogador, até agora de perda de espaço no time espanhol.

Luiz Henrique estreou pelo Betis em 26 de agosto de 2022. Foi um começo de afirmação. Ele disputou 43 partidas, deu sete assistências e marcou três gols. Todos em importantes vitórias: duas pela Liga Europa (3 a 2 sobre o Ludogorets Razgrad, da Bulgária; e 2 a 1 sobre a Roma-ITA) e uma pelo Espanhol (2 a 1 sobre o Rayo Vallecano).

Mas, apesar dos bons números, a perda de espaço na reta final daquela temporada com o técnico Manuel Pellegrini já dava indícios do que acabou ocorrendo na atual. Dos 27 jogos como titular, 19 foram nos 26 primeiros jogos. Na sequência, o banco de reservas tornou-se mais constante. Nas duas últimas partidas em que foi relacionado, sequer foi a campo.

Luiz Henrique pelo Betis em 2022/23

  • 43 jogos (27 como titular)
  • 3 gols
  • 7 assistências

A temporada 2023/24 até começou com Luiz Henrique sendo titular nos três primeiros compromissos. Mas logo Pellegrini optou por sacá-lo do time e utilizar mais o também brasileiro Willian José pelo lado direito do ataque. Das 19 partidas disputadas pelo ex-Fluminense, em apenas nove ele iniciou jogando. Até aqui, registra duas assistências e um gol, tendo sido marcado na goleada por 12 a 1 sobre o CD Hernán Cortes, da divisão regional, pela Copa do Rei.

Luiz Henrique pelo Betis em 2023/24

  • 19 jogos (9 como titular)
  • 1 gol
  • 2 assistências

Um dado deixa clara a diferença entre uma temporada e outra. Se em 2022/23 ele foi o 7º jogador do Betis em número de partidas e minutos jogados, na atual o atacante é apenas o 19º.

A titularidade diante do Granada, no último domingo, vem após o pior momento na temporada. Nos seis compromissos anteriores para os quais foi relacionado, Luiz Henrique não saiu do banco em três deles. E, em outros dois, somou apenas 15 minutos em campo.

O bom desempenho contra o Granada pode representar uma volta por cima no Betis. Ao mesmo tempo, o interesse do Flamengo e a possibilidade de mudar de ares também chegam em boa hora para Luiz Henrique. Mas Pellegrini procurou minimizar a queda no aproveitamento do jogador e negou que isso signifique que ele esteja fora dos planos.

- Só porque os jogadores não estão jogando duas ou três partidas em uma época do ano não quer dizer que tenham que sair. Um time que vai jogar em três campeonatos é lógico que tenha uma série de lesões, então devem haver muitas variações durante o ano. Não creio que haverá saídas e se alguém sair é porque é uma venda importante para o clube.

Mais recente Próxima Flamengo aumenta proposta por Viña e fica perto de acordo com a Roma, diz jornalista
Fonte: Extra