A segunda-feira do Flamengo foi mais um dia movimentado para o departamento médico. Enquanto o meia Nicolás De La Cruz confirmou que retornará após algumas semanas sendo desfalque por lesão na coxa, o clube anunciou que o ponta Luiz Araújo teve lesão detectada no joelho, e será baixa para o técnico Tite por até dois meses. Assim, o rubro-negro segue com cinco jogadores fora por problemas físicos.
Três deles estão fora pelo restante da temporada, após terem passado por cirurgias: o centroavante Pedro (rompimento de ligamento do joelho esquerdo), que se machucou em treino da seleção brasileira, o ponta Éverton Cebolinha (ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo) e o lateral-esquerdo Matías Viña (rompimento de ligamento do joelho e fratura na tíbia).
Reforço da última janela de transferências, o ponta Michael (contusão na posterior da coxa direita) se machucou em seu segundo jogo neste retorno, contra o Bahia, no dia 28 de agosto, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o mesmo em que De La Cruz também sentiu dores na coxa direita.
Porém, seu prazo de retorno também é de dois meses, assim como Luiz Araújo. Após sair machucado no primeiro tempo do empate com o Vasco, no domingo, pelo Brasileirão, Luiz foi diagnosticado ontem com uma lesão osteocondral (fratura da cartilagem) no joelho direito e precisará fazer uma artroscopia.
Depois do procedimento, o atacante de 28 anos necessitará de seis a oito semanas para se recuperar e retornar aos gramados. Assim, ele e Michael desfalcarão a equipe nas quartas de final da Libertadores e na semifinal da Copa do Brasil — Luiz pode perder até sete rodadas do Brasileirão.
Lista de lesionados no Flamengo:
- Pedro - joelho esquerdo - fora da temporada;
- Everton Cebolinha - tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo - fora da temporada;
- Matías Viña - joelho direito e tíbia - fora da temporada;
- Michael - coxa direita - volta prevista para o final de outubro;
- Luiz Araújo - joelho direito - volta prevista para o meio de novembro.
Retorno do uruguaio
A boa notícia é que De La Cruz se recuperou de lesão dentro do prazo previsto de duas a três semanas e volta a ficar à disposição de Tite. Através das redes sociais, anunciou que está "voltando". Seu compatriota, o uruguaio Arrascaeta também apresentou um problema na coxa, mas atuou contra Bahia, pela volta das quartas da Copa do Brasil, e Vasco, pelo Brasileirão.
Eles serão peças importantes nas próximas duas quintas-feiras, quando o Flamengo enfrenta o Peñarol, às 19h (horário de Brasília), pelas quartas da Libertadores. A primeira partida será no Maracanã, enquanto a segunda acontecerá no Uruguai. Entre elas, o time visita o Grêmio, no domingo, pelo Brasileirão.