Luiz Araújo supera critícas e se torna peça importante do Flamengo em período de desfalques

Após a vitória de 2 a 1 do Flamengo sobre o Grêmio, na última quinta-feira, Luiz Araújo ganhou pontos com os rubro-negros. Destaque da partida com dois gols marcados, o ponta-direita já tinha a confiança de Tite, mesmo tendo perdido a vaga para Gerson. A sua última grande atuação consolidou a boa fase vivida, em um momento absolutamente oporturno: O clube carioca está sofrendo com os muitos desfalques, dos convocados para a Copa América e também dos lesionados.

Entre indas e vindas no time titular, Luiz Araújo participou de 29 das 31 partidas disputadas pelo rubro-negro — na temporada. O camisa 11 iniciou praticamente todos os duelos do Campeonato Carioca, quando o esquema com dois pontas ainda era utilitzado por Tite. Após o fim do estadual, o atacante foi perdendo a vaga aos poucos, em meio a má fase vivida pela equipe. Mesmo assim, o ponta entrou em todos os jogos do Brasileiro. Hoje, ele não é visto como peça fundamental do time, mas tem demonstrado o porque de ser um nome valiosos para o elenco.

Apesar de não muito chamativo, os três gols e quatro assistências do ponta-direita, em 2024, se complementam na sua importância tática para o funcionamento da equipe. Quando titular, Luiz foi muito criticado principalmente, pela displicência na tomada de decisão. No entanto, o seu papel para o bom desempenho defensivo do Flamengo era reconhecido. Com uma evidente melhora com as bolas no pé, nos últimos jogos, ele está reconquistando a confiança dos rubro-negros.

A subida no rendimento do camisa 11 chega em um momento fundamental da temporada. Com a disputa da Copa América, cinco jogadores considerlados titulares do time estão ausentes por até mais nove rodadas. São eles: os uruguaios Arrascaeta, De la Cruz, Varela Viña, e o chileno Pulgar. Além disso, o Flamengo está com outros quatro atletas no departamento médico. Com as lesões sofridas contra o Grêmio, Cebolinha e Igor Jesus se juntatam a Ayrton Lucas e Allan dos indisponíveis por problemas físicos.

Com o número elevado de desfalques, Tite vai precisar quebrar a cabeça para montar o time para os próximos desafios. Apesar da mudança de esquema, sem mais os dois pontas, ter dado resultado, as circustâncias podem fazer com que o mesmo retorne para o do início do ano. O bom momento vivido por Luiz Araújo pode facilitar esta nova etapa da temporada, para Tite e sua comissão técnica.

Na vitória contra o Grêmio, um esboço do que pode ser o time titular durante a Copa América já pôde ser visto. A partir da lesão de Igor Jesus, Tite deslocou Gerson para atuar como segundo homem do meio de campo e pôs Luiz na ponta direita. A atuação coletiva convicente com este esquema, junto ao desempenho de destaque do camisa 11, reabriu a discussão de como o treinador montatará a equipe para as próximas partidas.

Atual líder do Brasileiro, com 17 pontos, o Flamengo terá um duelo de seis pontos na próxima rodada. A equipe de Tite enfrenta o Athletico-PR no próximo domingo, às 16h, na Ligga Arena. Com o número elevado de desfalques, Luiz Araújo deve ser titular e pode consolidar, ainda mais, o bom momento na temporada.

Fonte: Extra