A reta final do jogo é marcada por uma reação do Liverpool, que passou a levar mais perigo à meta de Diego Alves. Aos 40m, o goleiro do Flamengo fez sua primeira grande defesa na decisão do Mundial de Clubes.
O técnico Jorge Jesus surpreendeu com alterações diferentes das que vinha fazendo nas últimas partidas. Aos 31 da etapa final, trocou Arrascaeta por Vitinho. Cinco minutos depois, tirou Éverton Ribeiro para colocar Diego. Mudanças que deixaram o Flamengo menos criativo, mas com mais fôlego -- numa mostra de que o português já planeja o time para a prorrogação.
O Liverpool iniciou o segundo tempo dando um susto no Flamengo. Aos 2 minutos, Roberto Firmino deu um lençol en Rodrigo Caio e acertou a trave. Mas os 45 minutos finais começaram da mesma forma que os iniciais: com pressão dos ingleses e rápida reação dos cariocas, que logo voltaram a ter o domínio do jogo.
O primeiro tempo foi marcado pela disputa de igual para igual do Flamengo contra o Liverpool. O time carioca, inclusive, teve momentos de supremacia e foi para o intervalo com mais posse de bola, bem ao estilo praticado pela equipe em todo a temporada. Confira, abaixo, as estatísticas do primeiro tempo feitas pelo site Footstats.

Após uma pressão inicial do Liverpool, que desperdiçou duas chances em menos de cinco minutos, o Flamengo conseguiu impôr seu ritmo. Os rubro-negros fizeram a bola girar e avançaram até com certa facilidade pelos lados. Mas têm muita dificuldade em finalizar. O primeiro chute a gol dos brasileiros saiu apenas aos 25 minutos, com um tiro de Bruno Henrique para fora. O atacante, por sinal, vem se destacando como o melhor do jogo. Nos primeiro s45 minutos, ele levou a melhor sobre Alexander-Arnold pela direita dos ingleses.
Veja fotos da partida entre Flamengo e Liverpool
A marcação rubro-negra também encaixou. Embora não dá mesma forma que no Brasileiro, o time de Jorge Jesus adiantou a marcação em diversos momentos e não deu espaços.
Flamengo e Liverpool decidem o Mundial de Clubes da Fifa. Uma partida que, ao menos para os brasileiros, já entrou para a história antes mesmo de começar, já que é a primeira vez dos rubro-negros na final desde a conquista do título de 1981, quando o torneio ainda nem tinha a chancela da Fifa. E o adversário é justamente o mesmo de 38 anos atrás.
No Rio, a expectativa é grande. Além da mobilização dos torcedores pela cidade, uma grande festa é preparada para a chegada da delegação do Flamengo caso o time seja bicampeão. O desembarque está previsto para cerca das 23h deste domingo.
Veja fotos da torcida rubro-negra no estádio Khalifa, no Qatar
O técnico do Flamengo , Jorge Jesus , e o técnico do Liverpool , Jürgen Klopp , entram em campo com força máxima na final do Mundial de Clubes, daqui a pouco. O rubro-negro repeteá a escalação da semifinal, contra o Al-Hilal.
O time do Liverpool tem armas que outros times usaram e fizeram o Flamengo sofrer na temporada ( leia análise de Carlos Eduardo Mansur ). Mas o Flamengo tem coelhos na cartola para usar na final (leia aqui ).
Confira o a escalação completa do Flamengo e os reservas:
Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Gerson, Willian Arão e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol
Banco: César, Gabriel Batista, Rodinei, Rhodolfo, Renê, Diego, Vitinho, Reinier, Lincoln, Piris da Motta, Thuler e Berrío.
Pelo Liverpool, o zagueiro Virgil van Dijk volta depois de ausência na semifinal, e o trio de ataque titular, formado por Mané, Firmino e Salah.
O meia holandês Wijnaldum, que não foi relacionado na semifinal contra o Monterrey por conta de um problema muscular, fica no banco.
Confira a escalação do Liverpool:
Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, van Dijk e Robertson; Henderson, Keita e Oxlade-Chamberlain; Mané, Salah e Firmino.
Martin: O orgulho que este Flamengo inspira, nenhum resultado poderá abalar
Premiação: Presidente do Flamengo diz que atrasou prêmios para reavaliar critérios de distribuição