Líder da 1ª fase, Sesc-Flamengo faz sua melhor campanha e vai às quartas da Superliga

No terceiro ano de parceria no vôlei, o Sesc-Flamengo tem seu melhor desempenho na primeira fase da Superliga Feminina. Com apenas duas derrotas na temporada 2023/24, o time carioca chegou a 92,4% de aproveitamento na fase classificatória. Equipe comandada por Bernardinho tenta conquistar o título inédito desde o início da união.

Sesc-Flamengo termina a fase classificatória com 92,4% de aproveitamento — Foto: Twitter

A parceria entre Sesc Rio e Flamengo começou em julho de 2020. Com intuito de mudar cenário do vôlei carioca a longo prazo, os dois times tiveram aproveitamentos opostos na Superliga 2019/20. O Flamengo terminou a competição na 10º posição e foi a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, e o Sesc foi vice-líder. A temporada foi interrompida ao final da primeira fase devido à pandemia de COVID-19.

Campanhas da parceria Sesc-Flamengo na Superliga

Temporada Aproveitamento na 1ª fase(posição - pontos - %) Onde parou?
2020-21 5º lugar - 42 pontos - 63,6% Foi eliminado pelo Sesi-Bauru nas quartas
2021-22 5º lugar - 45 pontos - 68,2% Foi eliminado pelo Praia Clube nas semifinais
2022-23 4º lugar - 45 pontos - 68,2% Foi eliminado pelo Praia Clube nas semifinais
2023-24 1º lugar - 61 pontos - 92,4% -

Para o comentarista do sportv Marco Freitas, o Sesc-Flamengo é a melhor e mais consistente equipe da Superliga, um dos principais motivos é a qualidade da comissão técnica liderada por Bernardinho. Além disso, tem duas jogadoras, Roni e Sabrina, no Top 10 de maiores pontuadoras e a oitava melhor sacadora da temporada, Brie King.

Sabrina e Roni são as maiores pontuadoras do Sesc-Flamengo na Superliga Feminina 2023-24 — Foto: Vitória Antunes

- Antes, o Sesc-Flamengo tinha uma defasagem nesse ponto muito grande em relação às outras equipes. O Flamengo hoje tem uma estrutura próxima ao Praia Clube e ao Minas. A equipe também equiparou a força do elenco, com jogadoras que valorizaram muito como a Roni, Sabrina e a Brie King. O time deu continuidade ao bom momento da última temporada.

Nas quartas de final da Superliga, Sesc-Flamengo enfrenta o Barueri, que passou de fase na 8ª colocação. O primeiro jogo do confronto será nesta quarta-feira às 18h30, fora de casa.

- Sesc-Flamengo e Osasco são os times mais preparados para as quartas de final. Têm um jeito de jogar muito bem definido e, sem dúvidas, são vistos como favoritos ao título. Mas, apesar disso, é importante destacar o potencial da equipe do Barueri, mesmo tendo apresentado um primeiro turno razoável. É um time com potencial, só que é muito jovem - disse Marco.

Sem a parceria com o Sesc, o Flamengo tem três títulos nacionais no vôlei feminino, dois deles conquistados em 1978 e 1980. Depois da mudança oficial do nome do torneio para Superliga na temporada de 1994/95, o rubro-negro ganhou apenas um título em 2000/01.

Fonte: Globo Esporte