O calendário do futebol nacional acabou prejudicando os times brasileiros que estarão na fase prévia da Copa Libertadores . Sem definir os classificados antes do sorteio, o país acabou colocando seus dois representantes no pote 2 e deixou grande a chance de uma 'pedreira' logo de cara na competição.
Explica-se: os potes do sorteio da Libertadores são sempre definidos pelo Ranking da Conmebol. O problema é que o Brasil não terá definido seus classificados até sexta-feira (5), dia do sorteio. Assim, as equipes estarão representadas pelos dizeres "Brasil 7" e "Brasil 8" e foram colocadas diretamente no pote 2.
Assim, o classificado tem chance enorme de uma pedreira logo no primeiro duelo.
Estão no pote 1 Atlético Nacional (COL), Libertad (PAR), San Lorenzo (ARG), Independiente del Valle (EQU), Junior Barranquilla (COL), Bolívar (BOL), Deportivo Lara (VEN) e Ayacucho (PER).
São rivais mais tradicionais e já campeões como Atlético Nacional e San Lorenzo, mais fortes recentemente como Libertad, Del Valle e Junior ou até com altitude como Bolívar, Ayacucho e de novo o Del Valle. Só o Deportivo Lara, teoricamente, não traz desafios maiores que os esperados para essa fase.
Dos times brasileiros que têm chances de vaga na fase prévia, apenas Ceará , Atlético-GO e Red Bull Bragantino não teriam pontuação suficiente para estarem no pote 1 do sorteio.
Todos os outros ( Internacional , Flamengo , Atlético-MG , São Paulo , Grêmio , Fluminense , Santos , Athletico-PR e Corinthians ) estariam e teriam uma vida muito mais fácil na competição.
🧐 Os potes das Fases 1 e 2 para o sorteio das etapas preliminares da CONMEBOL #Libertadores . Os confrontos serão definidos nesta sexta-feira, dia 5/2. pic.twitter.com/ufiEkpj5Ap
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 2, 2021
O sorteio
Mais cedo, a Conmebol deu mais detalhes de como seria o sorteio desta sexta-feira. Com indefinições maiores no Brasil, no Chile e no Uruguai, a entidade "deu um passo atrás" e anunciou que sortearia apenas as fases prévias agora - se sorteasse a fase de grupos, todos os brasileiros, chilenos e uruguaios teriam que ser distribuídos nos potes inferiores.
Serão três fases sorteadas na sexta-feira:
-
1ª fase: 3 duelos de ida e volta.
POTE 1:
Guaraní (PAR), Caracas (VEN) e Universidad Católica (EQU)
POTE 2:
César Vallejo (PER), Royal Pari (BOL) e um time chileno ainda indefinido
-
2ª fase: 8 duelos de ida e volta.
POTE 1:
Atlético Nacional (COL), Libertad (PAR), San Lorenzo (ARG), Independiente del Valle (EQU), Junior Barranquilla (COL), Bolívar (BOL), Deportivo Lara (VEN) e Ayacucho (PER)
POTE 2:
dois times brasileiros, dois times chilenos, um time uruguaio (todos ainda indefinidos) e os três classificados da fase anterior.
-
3ª fase: 4 duelos de ida e volta, entre os vencedores da fase anterior, sem definição de potes.