O título do River Plate na Copa da Argentina definiu a situação de vez, e o Santos não deve ser cabeça-de-chave na Copa Libertadores de 2020. O time da Baixada dependia de uma 'zebra' e um título do Central Córdoba na competição do país vizinho. Assim, o Brasil deve ter 'apenas' três representantes no pote 1 do sorteio da próxima terça-feira, 17: Flamengo , Grêmio e Palmeiras .

O Santos vai para o pote 2 ao lado do São Paulo , enquanto o Athletico-PR fica no 3.

Como tem feito nos últimos anos, a Conmebol vai usar o seu ranking para definir cada pote. A atualização oficial só deve ser divulgada no dia 15 (ou depois), mas o ESPN.com.br pegou a calculadora, usou as fórmulas e fez as contas para ter uma projeção de como ficará cada pote.

A Conmebol ainda acabou com as outras dúvidas que existiam em relação a três representantes da Bolívia e um do Chile, que não poderia ser conhecidos até o dia do sorteio. A confederação sul-americana chegou a cogitar que os países fossem obrigados a definir suas equipes, mas voltou atrás. Assim, terá no sorteio os times Bolívia 2, Bolívia 3, Bolívia 4 e Chile 4 - e eles sempre entram no menor pote possível.

Fase de grupos

Pote 1: Flamengo (BRA), River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Grêmio (BRA), Nacional (URU), Peñarol (URU), Palmeiras (BRA) e Olimpia (PAR)

Pote 2 : Independiente Del Valle (EQU), Santos (BRA), São Paulo (BRA), Colo Colo (CHI), Libertad (PAR), Bolívar (BOL), Racing (ARG) e Universidad Católica (CHI)

Pote 3: LDU (EQU), América de Cali (COL), Athletico-PR (BRA), Junior Barranquilla (COL), Alianza Lima (PER), Caracas (VEN), Delfín (EQU) e Tigre (ARG)

Pote 4: Estudiantes de Mérida (VEN), Binacional (PER), Defensa y Justicia (ARG), Bolívia 2 e quatro times da fase prévia

Times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, a não ser que um deles venha da fase prévia - o São Paulo, por exemplo, não pode cair no grupo do Palmeiras, mas o Corinthians poderia cair na chave de qualquer um deles caso se classifique

2ª fase prévia

A 2ª fase prévia é dividida em dois mata-mata.

Corinthians e Internacional serão cabeças-de-chave.

Mas isso significa apenas que eles não poderão enfrentar outro time do pote 1 no primeiro confronto de mata-mata. No segundo, o cruzamento é liberado e não tem sequer amarras de países.

Assim, Corinthians e Inter poderiam se enfrentar em um mata-mata ainda na fase prévia.

Pote 1: Cerro Porteño (PAR), Internacional (BRA), Corinthians (BRA), Sporting Cristal (PER), Deportivo Táchira (VEN), Atlético Tucumán, Tolima (COL) e Palestino (CHI)

Pote 2: Independiente Medellín (COL), Macará (EQU), Cerro Largo (URU), Chile 4, Bolívia 3 e três times da 1ª fase prévia

1ª fase prévia

Times do pote 1 enfrentam times do pote 2 em confrontos de mata-mata.

Pote 1: Barcelona (EQU), Guaraní (PAR) e Universitário (PER)

Pote 2: Progresso (URU), Carabobo (VEN) e Bolívia 4

O ranking

O ranking da Conmebol é dividido em três partes: desempenho de cada time nas Libertadores dos últimos dez anos (entre 2010 e 2019, neste caso), o desempenho dos clubes nos campeonatos nacional, também levando em conta os últimos dez anos, e um coeficiente histórico que leva em conta todas as outras edições do torneio (até 2009, neste caso).

Dentro estas duas primeiras vertentes que consideram o desempenho, os campeonatos mais recentes recebem uma pontuação maior. A cada ano, os pontos são diminuídos em 10%.

O coeficiente histórico dá pontos cada vitória e empate, além de um bonificação extra para cada campeão, vice e também cada time que chegou à fase semifinal dos torneios até 2009. Ao contrário das partes anteriores, a pontuação aqui não diminui com o passar dos anos

Para o sorteio da Libertadores, há ainda uma outra condição imposta pela própria Conmebol nos últimos anos: o campeão da Libertadores necessariamente entra no pote 1, enquanto o campeão da Sul-Americana vai para o 2 – a não ser que tenha pontuação suficiente para ser cabeça de chave.