Athletico-PR será cabeça de chave no sorteio da fase de grupos da Conmebol Libertadores, enquanto o Cerro Porteño cairá para o 'pote 2'.
A Conmebol Libertadores terá outro cabeça de chave brasileiro na fase de grupos . A entidade que organiza o futebol sul-americano divulgou o regulamento da competição de 2022 com uma alteração em relação ao texto do torneio de 2021: o campeão da Copa Sul-Americana não é mais obrigatoriamente um participante do “pote 2” do sorteio da fase de grupos.
Dessa forma, o Athletico-PR também será cabeça de chave, pois está entre os sete clubes que irão participar da Libertadores com melhor pontuação no ranking da Conmebol . Na temporada passada, independentemente do ranking, a vaga da Sul-Americana entraria no segundo escalão do sorteio.
“Caso o campeão da Sul-Americana 2021, por sua posição no ranking de clubes da Conmebol em 16 de dezembro de 2021, corresponda a ser cabeça de chave, prevalecerá essa posição e privilégio outorgado pelo ranking ante sua condição de campeão da Sul-Americana”, reza o regulamento de 2022.
Segundo as regras de 2021, o cabeça de chave seria o Cerro Porteño, clube seguinte no ranking da entidade . Agora, o grande paraguaio cai para o “Pote 2” do sorteio.
As chaves são formadas por uma equipe de cada um dos quatro potes, sendo que times do mesmo país não podem se enfrentar – com exceção daqueles que se classificam das fases anteriores , popularmente conhecidas como “pré-Libertadores”.
Os potes do sorteio da fase de grupos da Conmebol Libertadores:
Pote 1
-
Palmeiras
-
River Plate
-
Boca Juniors
-
Flamengo
-
Nacional-URU
-
Peñarol
-
Atlético-MG
-
Athletico-PR
Pote 2
-
Cerro Porteño
-
Libertad
-
Independiente del Valle
-
Universidad Católica-CHI
-
Emelec
-
Corinthians
-
Colo-Colo
-
Vélez Sarsfield
Pote 3
-
Sporting Cristal
-
Bragantino
-
Deportivo Táchira
-
Alianza Lima
-
Colón
-
Tolima
-
Caracas
-
Time colombiano a ser definido
Pote 4
-
Always Ready
-
Talleres
-
Independiente Petrolero
-
Fortaleza
-
Classificado das fases anteriores
-
Classificado das fases anteriores
-
Classificado das fases anteriores
-
Classificado das fases anteriores