Após a derrota por 2 a 0 para o Emelec no Equador pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores , o técnico do Flamengo Jorge Jesus deu suas explicações para a fraca atuação da equipe, lamentou a lesão do meia Diego e explicou a opção por começar com Rafinha na ponta direita.
O português primeiro lamentou o resultado com dois gols de desvantagem, se disse confiante que a equipe possa reverter o placar e lamentou as recentes lesões no elenco.
“Claro que um resultado de 2 a 0 não é bom, numa eliminatória não é positivo. Sabemos do nosso valor, sabemos que no Maracanã vamos mudar esse resultado porque não há jogos iguais. Sabemos que não fomos bem, tivemos um jogador com uma lesão grave, espero que não seja tão grave como estamos pensando antes de fazer os exames. Todos nós acreditamos que na quarta-feira com o Maracanã lotado vamos dar a volta por cima”
O técnico ainda aproveitou para explicar o motivo de escalar Rafinha na ponta direita e não na lateral, dizendo que não tinha muitas opções no setor e que o jogador já havia feito tal função o Bayern de Munique.
“O Rafinha é um jogador que no Bayern fez essa função, um jogador que conhece taticamente o jogo. Também não tínhamos muitos jogadores para exercer aquela função que eu queria, um jogador forte, intenso no um contra um, que conseguisse chegar na linha de fundo. Um jogador para jogar no espaço mais curto. Uma coisa é cruzar, outra é infiltrar e poder chegar na grande área."
“Acreditei que o Rafinha pudesse executar essa minha ideia de jogo com mais facilidade, mas não conseguiu. O posicionamento dele não foi nada que não tivesse habituado, mas também sem o Orlando Berrío, eu não tinha opções para a posição.”
Por fim Jesus falou sobre o estilo de jogo do adversário, de muita agressividade, e que o Flamengo não conseguiu se adaptar a isso para impor sua maneira de jogar. O treinador também reclamou da passividade do árbitro em alguns laces mais duros.
“O Emelec é uma equipe habituada ao jogo de bola corrida, jogo agressivo, de certa forma condicionou o nosso jogo, criaram dificuldades defensivas. Ainda tem o outro jogo e acreditamos que possamos reverter o resultado.
"Mas essa equipe que viemos hoje não se adaptou ao gramado, enfrentaram uma equipe muito agressiva, o árbitro deixou entradas muito agressivas acontecerem. E nós não conseguimos impor o nosso jogo.”