Ao longo da história do Flamengo na Libertadores , em cinco oportunidades, o clube perdeu o primeiro jogo de um confronto mata-mata. Ao ser derrotado pelo Peñarol por 1 a 0, ontem, no Maracanã, além de ter que buscar um bom resultado em ambiente hostil no Uruguai, também terá contra o si o fato de ter sido eliminado na maior parte dessas vezes.
Dos quatros confrontos anteriores, o rubro-negro foi eliminado em três, e avançou em apenas um, mas foi algo que demorou.
Nas quartas de final da edição, o Fla se viu pela primeira vez nesta situação, ao perder por 3 a 0 para o Defensor, jogando no Uruguai. No Maracanã, venceu por apenas 2 a 0 e caiu precocemente no mata-mata.
Três anos depois, a Universidad de Chile calou o estádio carioca ao vencer por 3 a 2 no jogo de ida das quartas de final. Na volta, o Flamengo até venceu por 2 a 1, mas, como em 2010, havia a regra do gol qualificado — marcado fora de casa — o time de Santiago seguiu em frente.
Já em 2018, novamente, o clube perdeu no Maracanã uma partida de ida, no confronto nacional contra o Cruzeiro. Após vencer por 2 a 0, os mineiros perderam apenas por 1 a 0, em Belo Horizonte, e eliminaram o Flamengo.
A única vez que a torcida rubro-negra pôde sorrir foi em 2019, ano em que o bicampeonato chegou após um jejum de 38 anos. Nas oitavas de final, o Flamengo perdeu por 2 a 0 para o Emelec, jogando no Equador, mas devolveu o placar em casa, e avançou nos pênaltis.
Derrotas do Flamengo em jogos de ida de mata-mata na Libertadores:
- 2007 - oitavas de final - Defensor-URU 3 x 0 Flamengo - volta: 0 x 2 - Flamengo eliminado
- 2010 - quartas de final - Flamengo 2 x 3 Universidad de Chile - volta: 2 x 1 - Flamengo eliminado (gol fora de casa)
- 2018 - oitavas de final - Flamengo 0 x 2 Cruzeiro - volta: 1 x 0 - Flamengo eliminado
- 2019 - oitavas de final - Emelec 2 x 0 Flamengo - volta: 0 x 2 - Flamengo classificado nos pênaltis (2 x 4)
- 2024 - oitavas de final - Flamengo 0 x 1 Peñarol - volta no dia 26/09
Graças a uma partida estéril ontem, o Flamengo agora se vê em maus lençóis na Libertadores, precisando vencer no estádio Campeón Del Siglo, caso queira seguir na busca pelo tetracampeonato. O jogo da volta será na próxima quinta-feira (26), às 19h.
O Peñarol pode até empatar, que seguirá às semifinais da Libertadores. Em caso de vitória do Flamengo por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Triunfo por dois gols ou mais dá a vaga aos brasileiros.