Com o fim da 16ª rodada do Brasileirão , alguns dos principais times do país voltam a focar na Conmebol Libertadores . E os cinco brasileiros vivos na competição têm missões diferentes no confronto de volta das quartas de final.

O mais tranquilo até aqui é o Flamengo . Depois da vitória por 4 a 1 sobre o Olimpia , no Paraguai, o time carioca está com dois pés na semifinal. No entanto, todo cuidado é pouco, com um exemplo bem forte do passado.

Em 2008, o Flamengo enfrentava o América, do México, nas oitavas de final. Depois de vencer por 4 a 2 na ida, o time carioca homenageava Joel Santana, que iria deixar o clube para comandar a seleção da África do Sul. No entanto, Salvador Cabañas comandou a vitória mexicana por 3 a 0 que eliminou o Flamengo. Com isso, todo cuidado é pouco para o jogo da volta. O FOX Sports transmite o duelo com exclusividade, na quarta-feira, às 19h15, enquanto o ESPN.com.br faz o tempo real com vídeos de lances e gols.

Outro vencedor na ida, o Atlético-MG , que lidera o Brasileirão com folga, também sabe da importância de manter o sinal de alerta. A equipe do técnico Cuca, que bateu o River Plate por 1 a 0 na Argentina, conhece o histórico traiçoeiro dos argentinos.

A lição vem do maior rival Cruzeiro , em 2015, e do Grêmio , em 2018. Contra o mesmo clube argentino, a Raposa venceu por 1 a 0 na Argentina e levou 3 a 0 na volta, em casa. Já o Tricolor, que também venceu por 1 a 0 na Argentina, saiu na frente na volta em Porto Alegre, mas acabou levando a virada, perdendo por 2 a 1 e caindo na semifinal da competição. Ou seja, o River de Gallardo é um perigo como visitante.

O Atlético-MG avança com qualquer vitória ou empate. Se perder por 1 a 0, o duelo vai para os pênaltis. O River precisa vencer um gol de diferença a partir de 2 a 1 ou qualquer triunfo com dois ou mais gols de diferença.

Nesta terça-feira, às 21h30, com transmissão do FOX Sports e tempo real do ESPN.com.br o Palmeiras recebe o São Paulo para a partida da volta. Depois do empate em 1 a 1, o time de Abel Ferreira avança com um simples 0 a 0. No entanto, o retrospecto não é muito favorável quando encontra o rival em Libertadores, já que o Verdão jamais venceu o Tricolor pela competição sul-americana.

O São Paulo vem embalado da vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Brasileirão. Do outro lado, o resultado foi adverso na rodada. O Palmeiras visitou o Atlético-MG e foi derrotado por 2 a 0. Quem vencer avança, enquanto o 0 a 0 leva o Palmeiras para a próxima fase. O 1 a 1 faz a vaga ser decidida nos pênaltis, enquanto empate acima de 2 a 2 classifica o Tricolor.

Na quinta-feira, também com transmissão do FOX Sports e cobertura do ESPN.com.br com um tempo real com vídeos, o Fluminense vai até Guayaquil encarar o Barcelona . Depois do empate em 2 a 2, no Maracanã, a equipe de Roger Machado joga a vida para voltar à semifinal de Libertadores.

A principal esperança está na fase do artilheiro Fred. Com 14 gols em 28 jogos na temporada, ele tem uma média de 0,5 gol por partida. No duelo de ida, o ídolo tricolor fez de pênalti o tento de empate. Para avançar, o Fluminense precisa vencer por qualquer placar ou empatar acima de 3 a 3. O 2 a 2 leva para os pênaltis, enquanto o adversário avança com 0 a 0, 1 a 1 ou qualquer vitória.