A CONMEBOL confirmou neste sábado (27) quando serão realizados os sorteios dos confrontos das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana . A entidade marcou o evento para o dia 3 de junho, uma segunda-feira, às 13h (de Brasília).

Os sorteios também vão definir o chaveamento até as finais. A decisão da Libertadores será disputada na Argentina, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro, em jogo único, como acontece desde 2019; a da Sul-Americana, no Paraguai, em Assunção, no dia 23 do mesmo mês, no mesmo formato.

As duas competições ainda não definiram os classificados às oitavas. Ambas vão começar a quarta rodada da fase de grupos.

Na Libertadores, os dois melhores colocados de cada grupo avançam. Na Sul-Americana, há ainda um play-off a ser disputado, com a participação, inclusive, de alguns melhores terceiros colocados da Libertadores, que enfrentam os segundos colocados -- os primeiros avançam direto.

Os sorteios utilizam potes para separar os confrontos. Na Libertadores, por exemplo, os times que avançam em primeiro ficam em potes separados das equipes que avançam em segundo. Os duelos de oitavas, quartas e semifinais são em jogos de ida e volta, sempre com o clube de melhor campanha fazendo o segundo confronto em casa.

Brasileiros na competições continentais

A Libertadores tem sete brasileiros na disputa pelo título continental: Fluminense , São Paulo , Grêmio , Botafogo , Flamengo , Palmeiras e Atlético-MG .

Na Sul-Americana, são mais sete: Cruzeiro , Internacional , Fortaleza , Athletico-PR , Corinthians , Cuiabá e Red Bull Bragantino .

Todos têm chances de irem às oitavas.