O Flamengo foi representado por oito jogadores nas 13ª e 14ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, que se encerrou na terça-feira. O balanço rubro-negro não foi positivo, como já aconteceu anteriormente, e chegou a ter dois cortes por problemas físicos.
Wesley disputa bola com Luis Díaz no Brasil x Colômbia — Foto: REUTERS/Adriano Machado
Arrascaeta foi diagnosticado com uma lesão no adutor da coxa direita e ficou fora da última partida do Uruguai, contra a Bolívia. E Gerson, apesar de não ter lesão, apresentou contratura e fadiga muscular na coxa esquerda e não enfrentou a Argentina. Ambos seguem tratamento no Ninho do Urubu.
Além de Gerson, o Flamengo teve outros três atletas convocados por Dorival Júnior: Wesley, Léo Ortiz e Alex Sandro. O lateral-esquerdo entrou na lista após o corte de Danilo, que teve uma lesão na posterior da coxa direita. O clube voltou a disponibilizar quatro atletas para o Brasil após 36 anos.
Atletas à disposição do Brasil
Gerson foi titular na partida contra Colômbia, mas deixou o gramado aos 28 minutos do primeiro tempo por conta do problema muscular. O tempo que esteve em campo foi bem e acertou 18 dos 19 passes que tentou. Foi ausência na derrota para a Argentina.
Wesley fez a sua estreia na Seleção na vitória contra a Colômbia. Saiu do banco no fim do segundo tempo, atuou por pouco mais de 11 minutos, mas foi bem. Mesmo com pouco tempo em campo, foi destaque na marcação e ofereceu opções ofensivas.
A atuação de Wesley foi suficiente para ser titular contra a Argentina. O lateral, no entanto, não conseguiu repetir a boa atuação da estreia contra a Colômbia. Em dia de desastre coletivo, ele teve dificuldades na marcação e não apareceu no ataque.
Léo Ortiz entrou nos últimos minutos contra a Colômbia e atuou somente nos acréscimos. Contra a Argentina, entrou no intervalo, quando o jogo já estava bem favorável para o adversário. Quase entregou um gol para Álvarez, errou passes, sofreu em jogadas rápidas e saiu amarelado.
Alex Sandro não foi utilizado nem contra a Colômbia e nem contra a Argentina.
Atletas à disposição do Uruguai
Arrascaeta foi o único rubro-negro titular contra a Argentina, mas deixou o gramado ainda no primeiro tempo por conta da lesão do adutor da coxa direita. Ele já havia sentido no aquecimento e pediu atendimento por duas vezes durante a partida antes de pedir substituição.
De la Cruz foi quem substituiu Arrascaeta, mas teve uma atuação protocolar contra a Argentina. Ele não foi relacionado para enfrentar a Bolívia. O ge apurou que o meia foi liberado pela Seleção do Uruguai porque apresenta dificuldades para jogar na altitude.
Varela não foi utilizado contra a Argentina, mas foi titular no empate com a Bolívia e atuou por 62 minutos na altitude de mais de 4.000m
Atleta à disposição do Equador
Plata foi o único jogador do Flamengo titular na duas partidas das Eliminatórias. E atuou por 90 minutos nos dois jogos. Contra a Venezuela, o atacante foi elogiado pelo técnico argentino Sebastián Beccacece por sua atuação e participação na vitória, mesmo sem ter marcado gol.
Gonzalo Plata Equador Diego Valdes Chile Eliminatórias da Copa 2026 — Foto: Marcelo Hernandez/Getty Images
- O Gonzalo pode jogar por dentro, pode jogar por fora, pode jogar na direita e na esquerda e também pode jogar de 9. Eu disse isso no primeiro dia. Pode jogar em todos os postos de ataque. Buscamos sempre ir gerando variáveis, porque senão você se torna previsível. Quando você é previsível, os rivais vão crescendo na neutralização, roubar a bola e sair, pressionar, e tudo se torna mais complexo - comentou o treinador na coletiva.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv