O vice de futebol Marcos Braz está em Portugal para dar sequência na busca pelo sucessor de Jorge Jesus, mas há a possibilidade de tomar um café também na Espanha. Com o Flamengo em alta, o leque de opções está grande e mais um nome foi oferecido: Fernando Hierro, técnico da Espanha na última Copa do Mundo.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/07/01/2018-07-01t142106z_1761717567_rc150ae13c50_rtrmadp_3_soccer-worldcup-esp-rus.jpg)
Fernando Hierro durante a partida Espanha x Rússia na Copa de 2018 — Foto: Carl Recine/Reuters
A diretoria ainda não tem um alvo principal definido. A ideia é ampliar a análise e ter conversas olho no olho para afunilar o processo seletivo. Também estão no radar nomes como o dos portugueses Leonardo Jardim e Carlos Carvalhal e do espanhol Domènec Torrent. Mas a relação de treinadores oferecidos é ainda maior e tem, por exemplo, Javir Aguirre, ex-seleção do México, Atlético de Madrid e Leganés.
Hierro vê com bons olhos o desafio que seria assumir o Flamengo após mais de dois anos sem treinar uma equipe. Antes de se tornar técnico, o ex-zagueiro foi diretor da Espanha e do Málaga.
A primeira experiência à beira do campo foi em 2016, no comando do Oviedo. Terminou a temporada 16/17 em oitavo lugar. Antes, entre 2014 e 2015, havia sido assistente de Carlo Ancelotti no Real Madrid.
Após a passagem pelo Oviedo, Hierro voltou a ser diretor da Espanha, em 2017. Na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, foi nomeado o técnico da equipe depois que Julen Lopetegui foi demitido dias antes do início do Mundial, depois de ser anunciado pelo Real Madrid.
Na Copa, Hierro comandou a Fúria em quatro jogos. Sua seleção foi eliminada nas oitavas de final pela Rússia, após disputa de pênaltis.