Landim fala em ‘dinheiro jogado fora’ no Flamengo no passado e investimento ‘bem menor’ em 2020

Campeão de praticamente tudo o que disputou em 2019, a exceção da Copa do Brasil e do Mundial de Clubes, o Flamengo teve uma temporada mágica e que ficará na memória do torcedor. Porém, nada do que aconteceu chegou de graça ao time carioca. Em uma longa entrevista ao diário O Globo, Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, falou sobre os investimentos feitos na atual temporada e disse que a ‘conta será bem menor’ para 2020.

“Será bem menor do que em 2019, mas há uma razão clara. Ao chegarmos, sentimos necessidade de qualificar nosso elenco em várias posições. O volume de recursos que estava orçado era muito pequeno para este objetivo. Gastamos mais do que o orçado: eram R$ 108 milhões e gastamos R$ 280 milhões, amortizando estes custos ao longo de três anos. Isto compromete o investimento nos dois próximos anos. E não podíamos errar, senão teríamos que nos desfazer do jogador, perdendo dinheiro e tendo que comprar outro”, disse o presidente.

O presidente ainda diagnosticou que houve um erro em gestões anteriores, principalmente na contratação de atletas. Para Landim, o clube contou com nomes que não tinham condições de vestir a camisa do Rubro-Negro. “Acertamos muito, porque teve análise de dados e, como futebol não é ciência exata, uma dose de sorte. Mas o departamento de scout do Flamengo teve forte investimento. Hoje são 15 profissionais. Além disso, criamos processos de tomadas de decisão, como uma empresa. Por exemplo, quem avalia não contrata. Antes, um diretor de futebol decidia tudo: jogamos dinheiro fora com jogadores sem condição física de jogar aqui”.

Para 2020, a ideia do presidente é gastar bem menos do que em 2019, mas contratar ainda melhor e qualificar o elenco em setores específicos. “Criamos um ciclo virtuoso. Temos melhores resultados, mais demanda, sócio-torcedor cresce em receitas. A projeção de patrocínio também para o ano que vem é maior. Teremos um pouco menos de investimento em relação a 2018, mas numa situação em que o time está muito mais qualificado”.

Saiba mais


Crédito da foto: Divulgação

Fonte: FoxSport
publicidade
publicidade