Em reunião na Sede da Gávea, na noite de quinta-feira, o Conselho de Grandes Beneméritos do Flamengo elegeu, entre outros, o atual VP de futebol Marcos Braz e o ex-presidente Kleber Leite como grandes beneméritos do clube. Entre as outras nomeações feitas, destaca-se a dos sócios honorários. Dos sete que receberam a homenagem especial, seis são políticos ou possuem relação direta com políticos. A exceção foi Mozer, ex-zagueiro e ídolo da Nação Rubro-Negra.
A lista dos sócios eméritos, beneméritos e grandes-beneméritos inscritos para receber os títulos, além dos sócios honorários,
está disponível no site do clube
.
Além de Mozer, o Conselho concedeu nomeou como novos sócios honorários os seguintes:
-
André Ceciliano
, deputado estadual pelo PT e atual presidente da Alerj;
-
Célio Faria Júnior
, chefe da Assessoria Especial do presidente da República Jair Bolsonaro;
-
Hélio Fernando Barbosa Lopes
, deputado federal pelo PSL e amigo pessoal do presidente da República Jair Bolsonaro;
- Jorge Antonio de Oliveira Francisco
, Ministro da Secretaria-Geral da presidência da República de Jair Bolsonaro;
- Mauro Cesar Barbosa Cid
, tenente-coronel e filho do general de Exército Cid Lorena, colega da turma do presidente da República Jair Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras;
- Walter Meyer Feldman
, secretário-geral da CBF e ex-deputado estadual e federal pelo PSDB de São Paulo.
Segundo o Estatuto do Clube de Regatas do Flamengo, o sócio honorário é
"aquele a quem este título for conferido pelo Poder competente, como homenagem especial, em atenção a assinalados serviços prestados ao FLAMENGO ou ao desporto nacional"
. Já o de Grande-Benemérito - o qual Braz e Kleber Leite foram eleitos -
"é o Benemérito que, por período igual ou superior a dez anos, contados da data da concessão da benemerência, continuar prestando relevantes serviços ao FLAMENGO, a juízo do Poder competente."
O Conselho de Grandes Beneméritos é o responsável por eleger os sócios para títulos honoríficos, e os nomes são indicados pelo Conselho Diretor do Flamengo, composto pelo presidente Rodolfo Landim e seus vice-presidentes.

Marcos Braz, ao centro, e Hélio Lopes, à direita do presidente Jair Bolsonaro, receberam títulos honoríficos do Flamengo nesta quinta-feira, após aprovação do Conselho de Grande Beneméritos (Foto: Divulgação/Flamengo)