O Juventude trabalha em diversas frentes para a volta à Série A. Os preparativos não se limitam apenas a reformulação do elenco. Logo após a última partida do ano, o clube gaúcho iniciou o processo de melhorias no sistema de drenagem do gramado do Alfredo Jaconi. A iniciativa tenta diminuir o prejuízo em dias de forte chuva em Caxias do Sul.
Os trabalhos são realizados desde o final de novembro. O principal objetivo é dobrar a quantidade de drenos do campo, bem como ampliar a capacidade das bombas de vazão. Com a obra concluída, o gramado do Juventude terá drenagem correspondente aos principais estádios do Brasil.
As reformas serão finalizadas até o dia 20 de dezembro. Com isso, o gramado estará liberado para o início do Campeonato Gaúcho de 2024.
O investimento visa diminuir os prejuízos no gramado em dias de chuva na Serra Gaúcha. Em 2021, o campo do Jaconi chamou atenção ao ficar praticamente encharcado na vitória por 1 a 0 diante do Flamengo na Série A. No ano seguinte, a mesma situação aconteceu no triunfo pelo mesmo placar contra o Fluminense.
Relembre a vitória do Juventude sobre o Flamengo
Reveja a vitória do Juventude sobre o Fluminense
Com as fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul neste ano, o gramado ficou prejudicado em dois momentos. O clube enfrentou o Sport diante de um grande acúmulo de água em 16 de outubro. Já na última aparição como mandante na Série B, no empate com a Ponte Preta o problema se repetiu.
— Estamos abrindo todo o gramado e vamos dobrar a quantidade de drenos, vai ficar a cima da maioria dos estádios do Brasil. Com essas chuvas e serão mais continuas esse volume de chuvas. Com anos mais extremos, como deste ano, a ideia é que o gramado suporte — explicou o dirigente, que complementou:
—Ano passado a drenagem tinha um problema, um piso que foi recentemente trocado e não era permeável. Nas férias trabalhamos o piso, foram feitas perfurações e abertos todos os drenos, limpos eles e achamos que ia dar conta. Mas com a quantidade de chuva não deu conta. Tínhamos também um problema da saída da água do Jaconi que não estava acontecendo. Agora com essa nova fase é para tudo ser resolvido — contou Fábio Pizzamiglio.
Em 2024, a primeira partida prevista para o Alfredo Jaconi está marcada para o dia 24 de janeiro. Na ocasião, o Juventude receberá o Guarany, de Bagé, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho.