Juca: "CBF deveria estar preocupada não apenas em ser, mas parecer honesta"

O Flamengo venceu o Bahia por 4 a 3 em jogo que teve a expulsão do atacante Gabigol, aos 9 minutos de jogo , com o árbitro Flávio Rodrigues de Souza tendo relatado na súmula palavras ofensivas por parte do jogador, o que causou diversas reclamações até de dirigentes do rubro-negro, com o presidente Rodolfo Landim reclamando da escalação de um árbitro paulista e dizendo que "era esperado" que o time fosse prejudicado .

No podcast Posse de Bola #84 , Juca Kfouri concorda que a expulsão do jogador foi exagerada por parte da arbitragem, critica as declarações de Landim, mas ressalta que Leonardo Gaciba, responsável pelo departamento de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, deveria ter maior cuidado com as escalas para não dar margem a reclamações como a do jogo de ontem, no Maracanã.

"É evidente que o fato de o juiz ser de São Paulo não significa nada além do fato de o juiz ser de São Paulo, e que o Landim está pressionando, mas é mais um cartola, que é mais do mesmo, pressionando para os próximos jogos. Agora, que não há motivo nenhum para que o torcedor dê credibilidade à arbitragem brasileira, não há motivo", afirma Juca.

O jornalista lembra que houve escândalos em relação à arbitragem no futebol brasileiro e isso faz com que os árbitros não tenham a credibilidade por parte dos torcedores e é evitável alterar a escala por pedido de um clube, como já ocorreu, assim como colocar um árbitro do estado de um time que é concorrente direto na disputa pelo título.

"A CBF deveria estar preocupada não apenas em ser honesta, mas em parecer honesta, que nem a mulher de César. Para quê pôr um árbitro de São Paulo? Para dar margem a esse tipo de comentário? De comentário malicioso, de comentário meramente para pressionar, mas tem árbitro gaúcho, baiano, pernambucano, paraibano, para quê pôr um de São Paulo? Teoria da conspiração? Nunca houve um escândalo de arbitragem no Brasil? Ou foi nas calendas que houve escândalo de arbitragem no Brasil? Não, é tudo muito recente, e o torcedor lembra, e tem motivo", diz Juca.

"Vou repetir para não ser mal-entendido. Eu não concordo com o Landim, acho abjeta essa política que todos fazem de pressionar para próximo jogo, mas também não dou credibilidade à arbitragem brasileira, não dou credibilidade ao senhor Gaciba, lembro que andou mudando árbitro de vídeo em véspera de jogo a pedido de clube, por acaso, o São Paulo, o que deixou o Grêmio fulo da vida com toda a razão", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts , no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL . Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts .

Fonte: Uol
publicidade
publicidade