Já com data marcada para chegar ao Flamengo, no próximo dia 28 de dezembro, José Boto anseia pelos desafios no novo clube. Embora já esteja trabalhando em conjunto com Luiz Eduardo Baptista há cerca de duas semanas — o contato foi intensificado a partir do momento em que Bap venceu as eleições —, o dirigente ainda realiza as últimas tarefas no NK Osijek, da Croácia, antes de encerrar sua passagem pelo futebol croata e seguir para o Brasil. Em contato com o GLOBO, o português explicou como está vivendo o atual momento.
— (Estou) super feliz e super motivado. Não vejo a hora de chegar no Rio e começar a trabalhar no maior clube do mundo. Mas agora (estou) focado em ganhar o jogo amanhã e deixar a equipe na luta pelo titulo — afirmou, se referindo à partida do Osijek, que ocupa a quinta colocação, contra o Istra 1961.
Neste primeiro momento, antes de assumir o cargo oficialmente, Boto tem trabalhado para definir os nomes que trabalharão com ele no departamento de futebol do Flamengo e entender as características do elenco rubro-negro. Ainda sem tanto contato com o técnico Filipe Luís, o dirigente tem estudado a forma de jogar da equipe e dos jogadores, para identificar posições carentes de possíveis reforços.
Dentre as definições sobre o elenco rubro-negro, uma decisão que Boto terá que tomar logo nos primeiros dias no Flamengo será a de renovar ou não o contrato do zagueiro David Luiz, que se encerra no próximo dia 31. O dirigente se apresentará ao clube três dias antes, no dia 28.