José Boto assumiu como novo diretor de futebol do Flamengo sob a gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap. Uma de suas primeiras ações no cargo foi confirmar a permanência de Filipe Luís como técnico da equipe profissional. A decisão, segundo Boto, visa romper com a predominância de técnicos portugueses no futebol brasileiro.
— Com ele (Filipe Luís) aqui é mais fácil, pessoal, cara a cara. Tudo que eu disse no primeiro dia, eu mantenho. Alguém em que eu vejo com futuro grandioso. Com todo respeito, todos os treinadores portugueses, eu quero acabar com a hegemonia e nada melhor que o Filipe para acabar com essa hegemonia (de português ganhando no Brasil) -, disse.
O dirigente, que recebeu autonomia total do novo presidente para suas decisões, fez questão de se reunir com Filipe Luís antes mesmo de assumir oficialmente suas funções no clube, iniciando os preparativos para a temporada 2025.
Nesta quarta-feira (08), José Boto participou de uma entrevista coletiva no Ninho do Urubu para apresentar as diretrizes do departamento de futebol do Flamengo. Com diversas mudanças na estrutura e nos processos de trabalho, o dirigente julgou importante detalhar os planos e estratégias da nova gestão para o ano que se inicia.