A torcida do Liverpool pode se preparar para cantar por muito mais tempo uma canção que virou marca registrada em Anfield Road após 21 de dezembro do ano passado: "We’re champions of the world, we’re champions of the world…"

A decisão da Fifa de adiar o novo formato do Mundial de Clubes por causa da pandemia de coronavírus e o adiamento das competições por praticamente todo o globo aumentam a chance de não o torneio não acontecer por um bom tempo.

É o que noticia o "Liverpool Echo", importante site sobre o futebol inglês, nesta sexta-feira, citando a vitória por 1 a 0 sobre o "poderoso" Flamengo de Jorge Jesus, em dezembro, ao repercutir a declaração do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

"O mundo enfrenta um desafio sem precedentes na saúde e claramente é necessária uma resposta global e coletiva. [...] Particularmente, no futebol, encontrar soluções justas em nível global é imperativo. Isso requer unidade, solidariedade e senso de responsabilidade", afirmou Infantino, presidente da Fifa, em comunicado oficial da entidade, no último dia 17.

A Fifa elogiou a decisão da Uefa e da Conmebol em adiarem a Eurocopa e a Copa América, respectivamente. Ambos os torneios estão previstos para junho/julho deste ano.

Com isso, Infantino disse que a realização do novo Mundial de Clubes foi adiada para acomodar as novas datas da Copa América e da Eurocopa. El pode ocorrer no final de 2021 ou no meio de 2022. Em último caso, até em 2023.

O novo formato prevê 24 clubes participantes das seis confederações continentais, sendo seis da América do Sul e oito da Europa. A edição de 2021 estava prevista para acontecer na China, mas a Fifa ainda estava sem patrocinadores.

Para se sagrar campeão mundial em dezembro passado, o Liverpool venceu o Monterrey, do México, por 2 a 1 na semifinal e depois o Flamengo por 1 a 0, na grande decisão. O torneio foi realizado no Catar.