A vitória histórica do Independiente del Valle sobre o Flamengo , por 5 a 0, pela terceira rodada do Grupo A da Copa Libertadores, impressionou a imprensa equatoriana. O jornal "El Comercio", um dos maiores do país, falou que o Rubro-Negro foi "humilhado" pelo time local e ainda elogiou a superioridade do Del Valle no segundo tempo da partida, quando a goleada foi sacramentada. Em seu Twitter, o diário destacou o título de sua reportagem: "Matagigantes humilha o campeão da América".
"O Independiente Del Valle esmagou por 5 a 0 o Flamengo, atual campeão da Copa Libertadores. Na etapa complementar foi quando se observou a melhor versão do Del Valle. Ampliaram a vantagem e ainda mostraram superioridade absoluta sobre os rivais", escreveu o diário.
¡EL 'MATAGIGANTES HUMILLA AL CAMPEÓN DE AMÉRICA! #CopaLibertadores | Independiente del Valle golea al monarca Flamengo en el mítico Rodrigo Paz de #Quito . Los rayados mandan en su grupo » https://t.co/cvtn7x6pMU pic.twitter.com/SHrHhQ5iex
— El Comercio (@elcomerciocom) September 18, 2020
Já o jornal argentino " Olé " resolveu ironizar o fiasco do Flamengo, que sofreu a sua maior derrota na Libertadores na história . O diário afirmou que o clube equatoriano "fez o time da Gávea dançar ao ritmo de "samba".
"No regresso à Copa Libertadores, o atual campeão pagou o ingresso mais caro. Si, o Flamengo, repleto de estrelas, não jogou na partida. Foi um simples espectador de um samba bárbaro que o Independiente Del Valle armou. O Flamengo não teve reação nem à situação imposta pelo Del Valle no início da partida e nem no decorrer do jogo. Todas as situações de perigo foram dos equatorianos. Gabigol quase não tocou na bola, tampouco Diego...", citou o jornal argentino.
O "Olé" analisou a atuação do Flamengo e afirmou que não se compara com o desempenho mostrado em 2019, quando a equipe venceu o River Plate na final e foi campeão da Libertadores. O diário disse, ainda, que a goleada sofrida pelo Flamengo vai deixar "uma mancha negra" na história da equipe.
"Do campeão que superou o River em Lima, não houve nem rastros. E o Del Valle conseguiu sua vingança pela derrota por 3 a 0 pela Recopa, no Maracanã, no início de ano, colocando para bailar o supertime do Brasil em pleno 'sambódromo' de Quito", afirmou o diário.
A vitória do Independiente del Valle fez o time equatoriano chegar a 9 pontos e disparar na liderança do Grupo A, com 100% de aproveitamento. Já o Flamengo permaneceu na vice-liderança, com seis pontos.