O futebol brasileiro vive seus dias de glória entre clubes em competições na América do Sul, e novamente domina entre as equipes ainda na briga pelos títulos da CONMEBOL Libertadores ( cinco ) e Sul-Americana ( quatro ), figurando com nove representantes entre 16 times.

O momento de protagonismo das equipes do Brasil não passou desapercebido pelo tradicional jornal argentino Olé , que ficou “em choque” com o domínio verde-amarelo.

“Mesmo não sendo o atual campeão mundial e passando por uma fase de transição, buscando voltar à frente no nível de seleções, o Brasil domina o mapa continental no nível de clubes”, publicou o diário.

“Uma liga mega competitiva e poder econômico que explicam parte de uma tendência que já se arrasta há vários anos. E em 2024, com os confrontos das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana encerrados, os brasileiros dominaram amplamente e derrotaram todos os rivais de outros países”.

A taça da CONMEBOL Libertadores ficou no Brasil nas últimas cinco edições, e na temporada de 2024 ainda há cinco equipes na briga pela Glória Eterna : Atlético-MG , Fluminense , São Paulo , Botafogo e Flamengo .

Quatro brasileiros ainda seguem vivos na Sul-Americana: Fortaleza , Corinthians , Athletico-PR e Cruzeiro .