Jorginho fica de fora da repescagem da Copa e evita desgaste no Flamengo

O volante Jorginho, destaque do Flamengo, não foi convocado para os jogos decisivos da repescagem da Seleção Italiana para a Copa do Mundo de 2026. A decisão foi tomada pelo técnico Gennaro Gattuso, que optou por manter um grupo de jogadores com quem já trabalha. Com isso, o Flamengo não terá Jorginho em campo durante a Data Fifa, evitando desgaste para o atleta.

Jorginho, que não atua pela Itália desde 2024, estava na pré-lista da seleção, mas ficou de fora da convocação final. Em entrevista, Gattuso comentou:

“Se depois formos para o Mundial, as portas continuam abertas e podemos fazer outras avaliações.”
Ele ainda explicou sua escolha:
“Decidi focar num grupo que me tem dado bons resultados até agora e com quem construí uma boa relação nos últimos meses.”

A Itália enfrentará a Irlanda no dia 26 de março, às 16h45 (horário de Brasília), em Bérgamo. Caso avance, a Azzurra pegará o vencedor de País de Gales x Bósnia na final da repescagem, em busca de uma vaga na Copa do Mundo. A seleção italiana não participa de Copas do Mundo desde 2014 e busca evitar a terceira ausência consecutiva.

A ausência de Jorginho pode ser vista como uma boa notícia para o Flamengo, que teve sete jogadores convocados para suas seleções. Com Jorginho fora, o clube pode planejar melhor a sequência da temporada, sem a preocupação com o desgaste do atleta. Os jogadores do Flamengo convocados incluem Danilo e Léo Pereira (Brasil); Arrascaeta, Varela e Nico de La Cruz (Uruguai); Carrascal (Colômbia); e Gonzalo Plata (Equador).

Assim, a situação gera um duplo efeito: Gattuso mantém a continuidade do trabalho com sua seleção, enquanto o Flamengo se beneficia ao preservar Jorginho para os próximos desafios no Campeonato Brasileiro e outras competições.