Jorge Jesus será condecorado em Portugal por sucesso à frente do Flamengo

O técnico do Flamengo, Jorge Jesus, será condecorado em Portugal pelo sucesso esportivo à frente da equipe rubro-negra. Na terça-feira, o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou a intenção de conceder uma honraria ao treinador após a conquista da Libertadores da América, sobre o River Plate, no dia 23.

"Já verifiquei que todos os outros treinadores que venceram competições comparáveis àquela que venceu Jorge Jesus foram condecorados. Portanto, é lógico que Jorge Jesus venha a ser também condecorado", justificou o presidente português.

As competições às quais o Rebelo de Sousa se refere são torneios continentais de clubes. José Mourinho, vencedor da Liga dos Campeões da Europa com o Porto (2004) e a Inter de Milão (2010), foi honrado com a Ordem do Infante D. Henrique após o título com a equipe lusitana.

Jorge Jesus com a medalha de campeão brasileiro Foto: Marcelo Theobald
Jorge Jesus com a medalha de campeão brasileiro Foto: Marcelo Theobald

Já Manuel José recebeu a Ordem do Mérito em 2008, ano em que conquistou seu quarto título da Liga dos Campeões da África com o Al-Ahly, do Egito, após os triunfos em 2001, 2005 e 2006.

"Meu impulso imediato era condecorá-lo, mas, por muito grande que seja a emoção no exercício de meu mandato, tenho de ouvir o Conselho das Ordens e tenho de ponderar se há outros que não foram condecorados e merecem, porque venceram uma taça europeia de relevância continental ou venceram mesmo uma taça intercontinental", explicou Rebelo de Sousa.

No Brasil, Jorge Jesus já recebeu sua homenagem. No dia 25, dois dias após conquistar a América, ganhou o título de Cidadão Honorário da cidade do Rio de Janeiro, em cerimônia na Câmara de Vereadores. Ele foi ovacionado pelos presentes antes de fazer um discurso emocionado:

"Antes de ser cidadão carioca, já era cidadão brasileiro. Portugal está ligado ao Brasil desde 1500. Sinto grande orgulho, tem um grande significado. Um dos motivos disso é o Flamengo. Não vou me cansar de dizer que o Flamengo é o maior clube do mundo".

O sucesso de Jorge Jesus vai além do título continental. No Campeonato Brasileiro, conquistado com quatro rodadas de antecedência, o Flamengo continua a bater recordes. Entre outras marcas, tem a melhor campanha da história dos pontos corridos de 20 clubes (87 pontos a duas rodadas do fim), o maior número de vitórias (27) e o ataque mais positivo (80).

Leia também:

Fonte: O Globo
publicidade
publicidade