Jorge Jesus pode voltar ao Flamengo? Entenda situação do treinador na Arábia Saudita

Com o anúncio da demissão de Tite, na manhã desta segunda-feira , os nomes para possível novo treinador Flamengo já estão sendo ventilados. Unanimidade entre os torcedores, Jorge Jesus sempre é o mais pedido. O português teve passagem histórica no clube e está, atualmente, no Al-Hilal . Apesar de sempre estar na ponta da língua dos rubro-negros, sua saída do futebol saudita é muito improvável.

Até quando vai o contrato de Jorge Jesus no Al-Hilal?

O treinador só tem contrato com o Al-Hilal válido até o fim desta temporada saudita, em maio de 2025. O clube queria renovar o vínculo por um ano a mais, mas esbarraram nas exigências de Jesus pela extensão por 12 meses. A postura é comum na carreira do português à beira do campo. Não a toa, ela também foi adotada nas negociações pela renovação com o Flamengo, em 2020.

Apesar do vínculo não ter longa duração, o comandante do rubro-negro nos títulos da Libertadores e Campeonato Brasileiro de 2019 não tem qualquer intenção de deixar seu atual clube. Na renovação, ele ainda ganhou um aumento salarial, o que aumenta ainda mais o alto valor de multa rescisória que o Flamengo teria que pagar.

Jorge Jesus pode voltar ao Flamengo?

A ideia de uma volta de Jorge Jesus não tem a aceitação entre diretoria, na mesma medida dos torcedores. O presidente do clube, Rodolfo Landim, já revelou algumas vezes ter uma certa mágoa com o treinador, por ele ter deixado o Ninho do Urubu poucos meses após assinar a renovação com o Flamengo. Na ocasião, ele voltou para sua terra natal para comandar o Benfica.

Jorge Jesus está iniciando sua segunda temporada à frente da equipe e tem o trabalho muito bem avaliado. No seu primeiro ano na Arábia Saudita, o treinador conquistou três títulos, do Campeonato, Copa e Supercopa do país. Além dos troféus, o período ficou marcado pelo recorde mundial de 34 vitórias consecutivas.

Na temporada 23/24, o Al-Hilal teve um retrospecto impressionante. Foram 50 vitórias e apenas três derrotas em 59 partidas. O poderio ofensivo da equipe, característica marcante do Flamengo comandado por Jesus, também impressiona, com 158 gols, uma média de 2,7 por jogo.

Queda iminente

Conforme apurou o Blog do Diogo, depois da queda na Libertadores para o Peñarol, na semana passada, a diretoria do Flamengo começou a debater internamente se havia clima para a permanência do treinador em função, também, da queda de produção da equipe nas últimas partidas.

A decisão foi tomada dias antes do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, que acontece nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. O treinador deixa o Flamengo na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 48 pontos — nove a menos que líder Botafogo — e na semifinal da Copa do Brasil.

Em 2024, Tite começou o ano empolgando a torcida rubro-negra — a equipe conquistou o título do Campeonato Carioca de forma invicta, sofrendo apenas um gol. No entanto, quando o Brasileirão começou, o time passou a sofrer com desfalques por convocações e lesões e o treinador não conseguiu encaixar uma boa sequência.

Filipe Luis se aposentou no final do ano passado e assumiu as categorias de base do Flamengo. O ex-lateral-esquerdo assumiu o comando do sub-17 nesta temporada e logo foi promovido ao sub-20, onde fez história ao conquistar o título da Copa Intercontinental Sub-20.

Fonte: O Globo