Neste mesmo dia 1º de junho de 2019 o Flamengo anunciava Jorge Jesus como seu novo treinador. O português, sob dúvidas, chegava para substituir Abel Braga e brigar por títulos. Poucos sabiam que ali começava um dos períodos mais vitoriosos da história rubro-negra.

Em 365 dias, Jorge Jesus esteve à frente do Flamengo em 51 jogos, conquistando 38 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas. Neste período, o treinador de 65 anos levantou cinco troféus: do Campeonato Brasileiro e da Libertadores (2019), Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Taça Guanabara (2020).

O trabalho do português vai além das taças. Se resgatou um futebol ofensivo e vistoso no Brasil, que aos poucos caia no esquecimento do torcedor. Comandado por Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, o Flamengo marcou 118 gols nessas 51 partidas, resultando uma média de 2,31 bolas na rede por jogo.

Agora, sem duelos oficiais em função da pandemia do coronavírus, Jorge Jesus passa por um período de incertezas, em especial quanto à sua renovação de contrato. “Mister” e diretoria não chegaram ainda em um acordo financeiro para continuidade do trabalho. Apesar das dúvidas, os flamenguistas seguem otimistas pelo acerto.