Jogos da Séries A e B do Campeonato Brasileiro terão substituição extra em casos de concussão

As Séries A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado com uma mudança importante no protocolo médico. A CBF anunciou, nesta sexta-feira, que haverá a possibilidade de substituição extra de jogadores por causa de concussões.

Zé Welison preocupa jogadores após choque de cabeça — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Será responsabilidade dos médicos da equipe reconhecer os sintomas e indicar a substituição, que não será contabilizada. Será permitida uma por time.

Os médicos das equipes vão portar um cartão vermelho que deverá ser apresentado ao árbitro. Também caberá ao médico do clube responder a um questionário apontando sintomas e tratamento realizados.

- É uma vitória para nós. Estamos brigando por isso desde 2015. A adoção aconteceu após a reunião dos três departamentos responsáveis (Diretoria de Competições, Comissão Médica e Comissão de Arbitragem) e teve a aprovação do presidente Ednaldo. Acho que estamos dando um passo gigante para mostrar como a CBF preza pela proteção dos atletas - afirmou o médico Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF.

As Séries A e B foram escolhidas por contarem com árbitro de vídeo, que permite uma revisão dos lances e dos possíveis choques.

A medida segue determinações adotadas para as eliminatórias para a Copa do Mundo Masculina 2026 e a Copa do Mundo Feminina 2023.

Fonte: Globo Esporte