O jogo entre Independiente Medellín e Flamengo foi cancelado após apenas três minutos de partida, devido a uma invasão e vandalismo no Estádio Atanásio Girardot, em Medellín. A informação é de acordo com o ge. Torcedores do Independiente Medellín protestaram contra a fase crítica da equipe, que foi recentemente eliminada do Campeonato Colombiano.
Eventos que levaram ao Cancelamento
A partida foi paralisada pelo árbitro após objetos, incluindo bombas e sinalizadores, serem lançados no gramado. Antes do início do jogo, o ambiente já era hostil, com torcedores organizando protestos pelas redes sociais. Grades foram colocadas em volta do campo, mas foram facilmente removidas pelos manifestantes.
A Conmebol aguardava garantias de segurança para reiniciar a partida, mas decidiu suspender o duelo devido à falta de condições adequadas. Durante o tumulto, o volante Jorginho, do Flamengo, compartilhou uma imagem no vestiário para assegurar que os atletas estavam em segurança.
Protestos da Torcida
Os torcedores do Independiente Medellín demonstraram seu descontentamento com faixas que diziam: "Conmebol, casa de apostas", "Muito dinheiro, pouco futebol. Fora, cagões" e "transformaram o campo em um cemitério. Mortos!". Um aviso no telão do estádio também alertou os torcedores a "evitar jogar objetos no gramado, invadir o campo de jogo e insultos racistas e/ou homofóbicos".
A situação já era complicada para o Independiente Medellín, que havia perdido para o Rionegro Águilas por 2 a 1, resultando na eliminação do Campeonato Colombiano. O clima de insatisfação se intensificou quando Raúl Giraldo, maior acionista do clube, entrou em campo após a derrota, fazendo gestos que provocaram reações negativas da torcida.
Situação da Segurança
A segurança no estádio foi um ponto crítico, com a polícia adotando uma postura de observação durante os tumultos, sem intervenções diretas em resposta aos ataques. A Conmebol, após os incidentes, entrou em contato com sua sede em Luque, no Paraguai, para discutir as próximas ações.
O Flamengo, que tinha um voo agendado para Porto Alegre logo após a partida, se prepara para enfrentar o Grêmio em seu próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro.