Jogo duro: retrospecto mostra que falta ao Flu resistir ao Fla em decisão

A final do Campeonato Carioca , que começa hoje (30), coloca em campo uma rivalidade que tem vivido cenários distintos nas últimas temporadas. Enquanto o Fluminense tem tido retrospecto melhor nos clássicos mais recentes, o Flamengo tem triunfado nos jogos decisivos. Logo mais, às 21h40 (horário de Brasília), no Maracanã, as equipes se encontram para uma espécie de tira-teima.

Protagonistas de um duelo centenário, Rubro-Negro e Tricolor vão disputar o troféu pelo terceiro ano consecutivo. O time da Gávea chegou à final após eliminar o Vasco , enquanto o das Laranjeiras, campeão da Taça Guanabara , deixou para trás o Botafogo .

Nas duas últimas finais, melhor para a equipe da Gávea, que, caso volte a vencer, conquista o inédito tetracampeonato. Já o time das Laranjeiras tenta encerrar um jejum que vem desde 2012.

Vale ressaltar que, nesta fase do torneio, não há vantagem para lado algum. Por ter tido a melhor campanha, o Flu escolheu ser o mandante do segundo jogo, e os dois jogos serão no Maracanã, uma vez que os clubes dividem a administração do estádio

De 2020 para cá, o Tricolor até tem feito jus ao trecho "ganhar Fla x Flu é normal" da música entoada pela torcida. Neste período, foram 13 jogos, com seis vitórias, contra cinco triunfos do Rubro-Negro, e dois empates. Destes triunfos do time das Laranjeiras, três foram pela fase primeira fase dos Estaduais e três pelos Campeonatos Brasileiros, disputado em pontos corridos.

John Kennedy comemora gol do Fluminense contra o Flamengo pelo Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
John Kennedy comemora gol do Fluminense contra o Flamengo, pelo Brasileiro de 2021
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Alguns foram mais marcantes, como a vitória por 2 a 1, de virada, com gol nos acréscimos de Yago Felipe , pela competição nacional de 2020, e o resultado positivo de 3 a 1 com dois gols do jovem John Kennedy , pelo Brasileiro do ano passado.

O Flamengo, por sua vez, "riu por último" nos jogos que tinham mais peso, como na semifinal da Taça Guanabara de dois anos atrás, e nas finais das duas últimas edições do Carioca, quando se sagrou campeão.

No segundo encontro da decisão de 2020, Vitinho marcou nos minutos finais e decretou a conquista da taça, depois do triunfo rubro-negro por 2 a 1. No ano passado, Gabigol anotou duas vezes na vitória por 3 a 1 , após o empate em 1 a 1 no primeiro confronto, e ajudou a equipe a chegar ao topo do pódio.

Gabigol celebra com Éverton Ribeiro gol marcado pelo Flamengo diante do Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Gabigol, do Flamengo, celebra com Everton Ribeiro gol contra o Fluminense, na final do Carioca de 2021
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O último encontro entre as equipes foi no início do mês passado, com vitória do Flu por 1 a 0, após Arias balançar a rede já na reta final do confronto. Na atual conjuntura, porém, as duas equipes tentam apresentar um melhor desempenho.

Após vitórias sobre o Vasco , atualmente na Série B do Brasileiro, que não convenceram, o técnico Paulo Sousa ainda busca ajustes por uma melhor atuação.

"Enfrentamos um adversário que procurou defender, contra-atacar e buscar situações nas bolas paradas. Foi mais ou menos o que aconteceu durante o jogo. No segundo tempo, nosso adversário procurou ter um pouco mais de velocidade e arriscou em nível individual uma pressão mais rápida. Muitas vezes jogamos muito para trás e temos que superar essa pressão. É algo que temos que melhorar, sobretudo nos últimos minutos de jogo, quando temos mais controle. Se sairmos dessa pressão, teremos mais espaço para encontrar capacidade de finalização", disse.

Já o Fluminense vive momento conturbado depois da eliminação na terceira fase preliminar da Libertadores . Nos dois duelo com o Botafogo, a performance foi aquém do esperado, algo admitido pelo técnico Abel Braga.

"Nós não estamos fazendo, em campo, nada do que combinamos. No quinto clássico, é a primeira derrota. Nós nos classificamos por tudo o que foi feito durante o campeonato, mas o que fizemos no campeonato não foi o que fizemos agora. Temos que melhorar. Melhorar em uma semana onde os jogadores nem vão entrar em campo. Vamos ter que melhorar no papo, no papel. Hoje [o rendimento] não cresceu [após as substituições]. Jogamos muito para trás. Não demos opção para quem tinha a bola. A pegada do Botafogo não deixou a gente ter essa tomada de decisão mais correta", apontou.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO X FLUMINENSE
Competição
: Campeonato Carioca - jogo de ida da final
Estádio : Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia : 30 de março de 2022 (quarta-feira)
Horário : 21h40 (horário de Brasília)
Árbitro : Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes : Luiz Claudio Regazone e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
VAR : Carlos Eduardo Nunes Braga

FLAMENGO : Hugo Souza; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luis; Matheuzinho, Willian Arão, João Gomes e Lázaro; Arrascaeta (Everton Ribeiro), Gabriel e Bruno Henrique. Técnico : Paulo Sousa

FLUMINENSE : Fábio; Manoel, Felipe Melo e David Braz; Calegari, André, Martinelli (Yago) e Pineida; Luiz Henrique, Willian Bigode e Cano. Técnico : Abel Braga

Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Fonte: Uol