Logo Netfla

Jogadores utilizados, escalações, números e possíveis rivais nas oitavas: o Flamengo na Libertadores

Flamengo e fase de grupos da Libertadores vinham sendo sinônimos de drama e aflição para o torcedor rubro-negro. Só que não este ano, que foi diferente, inclusive, do que ocorreu em 2019, quando o time foi campeão mas não sem antes passar sufoco até o último segundo da fase inicial. Na última quarta-feira, o time de Domènec Torrent venceu o Junior Barranquilla no Maracanã, por 3 a 1, e garantiu a primeira colocação do Grupo A, sem sustos.

Ao todo, foram 15 pontos somados em 18 possíveis - o que tornou a atual campanha a segunda melhor do clube no histórico desta fase . O Rubro-Negro venceu todos os seus componentes ao menos uma vez, sendo o único tropeço diante do Independe Del Valle, no acachapante 5 a 0 de Quito.

Desde então, curiosamente, o clube carioca não foi mais derrotado - são dez jogos de invencibilidade, com oito vitórias e dois empates neste período, somando Brasileiro e Libertadores.

Voltando os holofotes exclusivos à Libertadores: para avançar às oitavas, o Flamengo utilizou 31 atletas nos seis jogos do Grupo A e, seja com Jorge Jesus (nas duas primeiras rodadas) ou Domènec Torrent, não houve nem sequer uma escalação repetida. Isso se deve muito ao fato do surto de Covid-19, que assolou o elenco rubro-negro no último mês.

O Fla usou 31 jogadores na fase de grupos, sendo 11 da base






QUEM DA BASE FOI UTILIZADO

Dome teve que recorrer às categorias de base mais do que nunca, como no jogo contra o Barcelona, em Guayaquil. Em toda a campanha, o Flamengo utilizou 11 jogadores formados no clube, dos 14 inscritos oriundos do Ninho do Urubu. Os aproveitados foram:

- Goleiros: César (3 jogos) e Hugo Souza (1 jogo)

- Zagueiros: Thuler (2 jogos), Gabriel Noga (2 jogos) e Natan (1 jogo)

- Laterais: Ramon (3 jogos) e Matheuzinho (2 jogos)

- Meio-campista: João Gomes (1 jogo)

- Atacantes: Lincoln (3 jogos), Lázaro (1 jogo) e Guilherme Bala (1 jogo)

Os inscritos da base que não ainda foram aproveitados, até aqui, são: os goleiros Gabriel Batista e João Fernando e o centroavante Rodrigo Muniz, que recentemente foi emprestado para o Coritiba.

TODAS OS PLACARES E ESCALAÇÕES

04/03 - Junior Barranquilla 1x2 Flamengo (1ª rodada)
Diego Alves; João Lucas, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Michael); Vitinho (Pedro) e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Gols:
Everton Ribeiro (2)

11/03 - Flamengo 3x0 Barcelona-EQU (2ª rodada)
Diego Alves; Rafinha, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Diego), Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Gols: Gustavo Henrique, Gabigol e Bruno Henrique

17/09 - Independiente Del Valle 5x0 Flamengo (3ª rodada)
César; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Gerson (Thiago Maia), Diego (Bruno Henrique), Everton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Pedro); Gabriel Barbosa. Técnico: Domènec Torrent.

22/09 - Barcelona-EQU 1x2 Flamengo (4ª rodada)
César; Thuler (Ramon), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Willian Arão, Thiago Maia e Gerson; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Pedro (Lincoln). Técnico: Domènec Torrent.

Gols: Arrascaeta e Pedro

30/09 - Flamengo 4x0 Independiente Del Valle (5ª rodada)
Hugo; Matheuzinho (Isla), Gabriel Noga, Natan e Ramon; Thiago Maia (Diego), Gerson e De Arrascaeta; Gabriel Barbosa (Bruno Henrique), Lincoln (Guilherme Bala) e Pedro (Michael). Técnico: Jordi Guerrero (Dome estava com Covid-19).

Gols: Bruno Henrique (2), Pedro e Lincoln

21/10 - Flamengo 3x1 Junior Barranquilla (6ª rodada)
César; Matheuzinho, Thuler (Gabriel Noga), Léo Pereira e Renê; Willian Arão (João Gomes) Diego, Michael, Vitinho (Lázaro) e Bruno Henrique; Lincoln (Ramon). Técnico: Domènec Torrent.

Gols: Thuler, Lincoln e Bruno Henrique

NÚMEROS DA CAMPANHA

6 jogos
5 vitórias
1 derrota
83.3% aproveitamento
14 gols marcados
8 gols sofridos

Artilheiros da equipe: Bruno Henrique (4 gols), Everton Ribeiro (2), Lincoln (2), Pedro (2), Arrascaeta (1), Gabigol (1), Thuler (1) e Gustavo Henrique (1).

POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS

Classificado como líder de seu grupo, o Flamengo enfrentará algum segundo colocado de outro grupo. Qual? A resposta será dada no sorteio a ser realizado pela Conmebol, nesta sexta-feira, a partir das 12h.

As bolinhas definirão todo o chaveamento da fase mata-mata, com os clubes divididos em dois potes: em um, os oito primeiros colocados da fase de grupos e, em outro, os oito segundos. Os duelo serão disputados em ida e volta, sendo a vantagem de decidir em casa para os líderes de seus respectivos grupos.

> Confira a tabela da Libertadores

Ainda restam jogos dos Grupos E e H, que serão disputados esta noite. Mas, até este momento, os possíveis adversários do Flamengo são:

Grupo A – Del Valle
Grupo B – Guaraní-PAR
Grupo C – Athletico-PR
Grupo D – LDU
Grupo E – Grêmio, Internacional ou América de Cali
Grupo F – Racing
Grupo G – Delfin
Grupo H – Caracas ou Libertad

Fonte: Lancenet

Comentários

Jogos

Próximo jogo 5 horas a partir de agora
Libertadores da América
FlamengoFlamengo
X
Racing - ARGRacing - ARG
Ter 01/12 / Maracanã / 21h30
Libertadores da América
Racing - ARGRacing - ARG
1 x 1
FlamengoFlamengo
Últimas
+ Lidas da semana