Foi dada a largada do Campeonato Brasileiro de 2023 e, consequentemente, demos início também o tradicional prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet , que chega à 54ª edição .
Com uma média de 23.663 torcedores por jogo, a jornada inicial foi dominada pelos clubes do Rio de Janeiro . Pela primeira vez na história, os quatro grandes venceram na 1ª rodada. Nos pontos corridos, isso não acontecia desde a 26ª rodada de 2018.
*Conteúdo oferecido pela Sportingbet.tv
O Fluminense , que venceu o América-MG por 3 a 0 , assumiu a liderança pelo recebimento de cartões, ficando à frente do rival Flamengo , que também estreou com vitória de 3 a 0 – sobre o Coritiba . O Botafogo , que venceu o São Paulo por 2 a 1, terminou a rodada na 4ª colocação . Já o Vasco , que conseguiu uma ótima vitória sobre o Atlético-MG , no Mineirão, por 2 a 1 , encerrou a rodada inaugural na 8ª colocação.
Com o bom desempenho nessa 1ª rodada, os jogadores dos times cariocas venceram a seleção do prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet . Foram cinco jogadores do Fluminense , além do técnico Fernando Diniz; três jogadores do Flamengo , um do Vasco e outro do Botafogo . O único intruso na lista foi o volante Christian, do Athletico-PR .
O atacante John Kennedy, do Fluminense, que marcou um gol e sofreu um pênalti, foi o maior pontuador da 1ª rodada, ficando à frente do companheiro Lelê, que entrou no segundo tempo, marcou um gol e deu uma assistência. Curiosamente, o único jogador que já faturou uma Bola de Prata nesta atual seleção da 1ª rodada de 2023 é o meia Paulo Henrique Ganso, do Fluminense.
Veja como ficou a seleção da 1ª rodada do Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet:
Léo Jardim (Vasco), Samuel Xavier (Fluminense), Léo Pereira (Flamengo), Vítor Mendes (Fluminense) e Ayrton Lucas (Flamengo); Gerson (Flamengo), Christian (Athletico-PR), Eduardo (Botafogo) e Ganso (Fluminense); John Kennedy (Fluminense) e Lelê (Fluminense). Técnico: Fernando Diniz (Fluminense)
Desde 2017, o prêmio conta com a avaliação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN ) + 60% das notas dos jornalistas.