Jogador de confiança de Tite, Cebolinha escancara sua importância para o Flamengo com ausência nos últimos jogos

Sem muitas oportunidades antes da chegada de Tite, Everton Cebolinha se tornou peça fundamental no Flamengo desde que o treinador desembarcou no Ninho do Urubu — em outubro de 2023. Apesar de um final de temporada sem muito brilho, o ponta assumiu um papel de protagonismo neste primeiro semestre de ano. Os seus números não impressionam muito. No entanto, a queda de rendimento do rubro-negro nos últimos jogos parece ter influência da falta que o camisa 11 faz.

Na atual temporada, Cebolinha marcou três vezes e deu duas assistências. Com ele em campo, o Flamengo está invicto — em 2024. Foram 16 partidas disputadas com um aproveitamento de mais de 87%. Outro dado que demonstra a importância do jogador, não só nas ações ofensivas, é o de gols sofridos. Enquanto esteve atuando, o camisa 11 não viu a equipe ser vazada neste primeiro semestre do ano.

Além de produzir muito lá na frente, Everton tem sido importante no quesito tático do time, parte fundamental para Tite. Apesar de não ter o poder de marcação de Luiz Araújo, o ponta esquerda ajuda muito na cobertura dos laterais e na marcação pressão, que vem sendo essencial para o funcionamento da equipe. Como o seu lado é o mais utilizado no ataque, com a colaboração do ofensivo Ayrton Lucas, o adversário costuma segurar suas peças que jogam pela direita.

A subida de produção de Cebolinha casa com a temporada que vem recebendo mais oportunidades, desde que chegou ao Flamengo. Em 2024, o camisa 11 iniciou cerca de 87% das partidas em que estava à disposição. O que chama mais atenção, é que o seu concorrente na posição é Bruno Henrique, ídolo do clube que terminou a última temporada em alta — mesmo com o ano decepcionante para o rubro-negro.

VEJA O QUANTO CEBOLINHA FOI UTILIZADO NO FLAMENGO

Quanto Cebolinha foi utilizado no Flamengo

Ano Partidas disputadas Partidas como titular Partidas completas
2024 16 10 4
2023 64 23 8
2022 31 11 5

A relação de Cebolinha com Tite não iniciou no Ninho do Urubu. O ponta sempre agradou muito o treinador, desde a época em que atuava pelo Grêmio. Não à toa, ele foi titular no título da seleção brasileira na Copa América de 2019, sendo um dos destaques da equipe na campanha.

Apesar do nome de Everton ter sido constantemente falado nas convocações do segundo ciclo de Tite, ele acabou não sendo convocado para a Copa do Mundo de 2022. O ponta se transferiu para o Flamengo no meio do ano e perdeu parte do holofote que tinha. O esquema de Dorival JR encaixado, com Pedro e Gabigol na frente, não abriu brecha para Cebolinha conquistar uma vaga entre os titulares.

Após desfalcar o Flamengo por cinco partidas, o camisa 11 retorna aos relacionados para a próxima partida, contra o Palestino-CHI. No período que esteve fora, Everton viu a equipe de Tite conseguir apenas uma vitória magra contra o Amazonas, no Maracanã, pela terceira fase da Copa do Brasil.

O Flamengo enfrenta o Palestino nesta terça-feira, às 21h, no estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Com o provável retorno de Cebolinha ao time titular, o rubro-negro precisa vencer para recuperar os pontos perdidos contra o Milionários e Bolívar-BOL, e se tranquilizar na competição.

Fonte: O Globo