João Victor ganha pontos em pré-temporada nos EUA e dá passo rumo ao profissional do Flamengo

Entre os testes feitos por Filipe Luís no empate sem gols com o São Paulo, no domingo, está a utilização de três garotos da base: Carbone, João Victor e Pablo Lucio. Os meninos aproveitaram a pré-temporada com o elenco profissional do Flamengo e entraram bem na partida.

Carbone já havia feito a pré-temporada com o time nos Estados Unidos em 2024, quando jogou o amistoso contra o Philadelphia Union, enquanto João Victor e Pablo Lucio tiveram em 2025 a oportunidade de convivência mais longa com os profissionais. Ganharam pontos no Flamengo .

João Victor, principalmente. O zagueiro de 18 anos jogou todo o segundo tempo contra o Tricolor. Começou um pouco nervoso, mas logo se estabilizou e, ao lado de Cleiton (também jovem, mas mais experiente), impediu algumas das chegadas do São Paulo. Ele volta ao Brasil valorizado.

O Flamengo fez esforço para ter João Victor na pré-temporada. Ele estava na lista do Sul-Americano Sub-20, mas o diretor de futebol José Boto pediu sua liberação à CBF. O jovem agarrou a chance e deve pintar mais vezes no profissional em 2025.

- Eu não quero falar demais porque eu sei que o João não vai durar muito no Brasil. Ele é daqueles diferentes que passaram na base do Flamengo . Plena confiança nele e no que ele é capaz. Vai se desenvolver muito ainda - elogiou Filipe Luís após o jogo no domingo.

João Victor em Flamengo x São Paulo — Foto: Gilvan de Souza/CRF

O zagueiro tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2029, com multa de 70 milhões de euros (cerca de R$ 438 milhões). Filipe Luís conhece João Victor desde a base. Ainda com idade sub-17, o garoto foi titular na final do Mundial Sub-20 contra o Olympiacos, título conquistado pelo agora técnico do profissional. Filipe foi o responsável por promover a estreia do defensor na equipe principal, em dezembro passado, nos minutos finais da vitória sobre o Criciúma.

A tendência é que os garotos ganhem mais tempo de convivência com o elenco principal. O diretor José Boto tem histórico de valorizar a base nos clubes por onde passou e tem planos para fazer isso também no Rubro-Negro. Filipe Luís, que passou pelo sub-17 e sub-20 no ano passado, conhece bem os meninos e será importante no processo de transição.

A pré-temporada foi positiva para a troca de experiências. Carbone e João Victor conviveram com Léo Ortiz e Léo Pereira e enfrentaram atacantes de alto nível nos treinos do Flamengo , assim como fizeram no jogo contra o São Paulo.

- O Carbone começou jogando e foi muito bem. Não é fácil, independentemente que seja um amistoso, enfrentar jogadores da qualidade do Calleri, e ele foi para a disputa, foi para a guerra com ele. O João é um menino ainda, 18 anos, mas com uma personalidade muito forte. E deu o próximo passo, mostrou serviço, que quer continuar no profissional. A gente perde jogadores no meio do caminho, mas fico feliz pelos jogadores que deram o próximo passo e vão brigar pela posição também - disse Léo Ortiz.

- Já fui um menino da idade deles. É sempre importante, porque nos ajudam demais. No dia a dia a gente tenta orientar, eles aprendem conosco, nós também aprendemos com eles. No futebol não tem muito essa de idade, na vida também é um aprendendo com o outro. Feliz por eles - completou Gerson.

Pablo Lucio em Flamengo x Sao Paulo — Foto: Gilvan de Souza/CRF

Quatro meninos da base - João Victor, Pedro Fachinetti, Lucas Vieira e Pablo Lucio - apareceram com os cabelos raspados no amistoso contra o São Paulo. O estilo é resultado do tradicional "trote" dos jogadores para dar boas-vindas aos mais jovens.

- Eles acharam que iriam escapar, né? Ficaram toda a pré-temporada com cabelo, aí na véspera o nosso capitão não deixou eles escaparem do trote. Ainda deram sorte que tiveram tempo de cortar o cabelo, porque estava pior. Tem uma foto deles em que um está com cabelo do Cascão, outro parecendo o Gargamel (risos). Mas faz parte. É bom para entrosar cada vez mais - brincou Ortiz.

O zagueiro Pedro Fachinetti e o volante Lucas Vieira foram os únicos jogadores que não ganharam minutagem contra o São Paulo. A dupla que estava na Copinha só começou a treinar nos EUA na sexta-feira e foi convocada por Filipe para completar os treinos do Flamengo .

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte