Ao falar da renovação de contrato com o Flamengo , o técnico Jorge Jesus admitiu que a perda do Mundial de Clubes para o Liverpool ficou entalada na garganta, dizendo assim que a cereja do bolo será voltar à competição e sair como campeão. O problema para o português e o clube rubro-negro é o calendário internacional.

O contrato entre Jesus e Flamengo vai até o junho de 2021 e o Mundial da atual temporada deve ser adiado para dezembro do ano que vem diante do atraso nas competições nacionais e internacionais causado pelo novo coronavírus.

O futebol foi interrompido mundialmente no início de março, quando os casos de COVID-19 espalharam-se de forma rápida e brutal. Quase três meses depois, ainda não há datas para as disputas internacionais.

A Libertadores parou na quarta rodada da fase de grupos. A final deveria ocorrer em 21 de novembro, no Maracanã, mas a Conmebol já disse que não será possível e não descarta a possibilidade de finalizar o torneio em janeiro de 2021.

A Champions League estava no meio das oitavas de final e é possível que a competição seja retomada somente em agosto, embora a Uefa tenha sido cautelosa ao tratar do assunto.

Na Ásia, os clubes estavam no início da fase de grupos, enquanto os clubes da Concacaf e da Oceania estavam prontos para fazer a bola rolar pelas quartas de final.

O torneio continental mais “avançado” é a Copa dos Campeões da África, interrompido nas semifinais. Os confrontos são Raja Casablanca (Marrocos) x Zamalek (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos) x Al-Ahly (Egito). A final seria em 29 de maio.

Já é certo dizer que o Mundial de Clubes desse ano não terá como ocorrer dezembro e a Fifa sabe que não pôde adiá-lo para junho/julho de 2021 por causa da Eurocopa e da Copa América , ambas já remarcadas desse ano para o próximo.

O Mundial tem de ser disputado de qualquer jeito porque a entidade vendeu os direitos comerciais para o grupo chinês Alibaba, segundo informação do blog do jornalista Marcel Rizzo ao portal Uol.

A Fifa já teve uma derrota neste ano, ao desistir da versão nova e turbinada do torneio, que teria 24 times e ocorreria a cada quatro anos, começando em 2021. Por falta de patrocinadores, admitiu que só deve ser possível realizá-lo em 2023.

Assim, o sonho de Jorge Jesus e o Flamengo em buscar a cereja no bolo até o final da atual parceria precisa de ajustes na data do novo contrato. Caso contrário, ficará apenas como um sonho.

“Nossa convicção é exatamente a mesma que tivemos no ano passado, e, se possível, por a cereja no bolo, que ficou atravessado na garganta, que foi ser campeão do mundo. Vamos trabalhar para poder estar na final do Mundial de Clubes, que foi um dos objetivos que não conseguimos. Mas acreditamos que podemos estar lá. Para isso, como é óbvio, precisamos ganhar novamente a Libertadores”, disse Jesus, em entrevista para a TV Flamengo, ao falar da renovação.